Empate

Suíça precisa apenas de um empate com a Costa Rica

Os costarriquenhos, na lanterna sem terem pontuado, estão eliminados e apenas cumprem tabela; não devem oferecer muita resistência aos suíços

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30


Nizhegorodskaya
A Suíça encara a Costa Rica nesta quarta-feira, às 15h, no Estádio de Níjni Novgorod, em Nizhegorodskaya, na Rússia, em confronto válido pela última rodada do Grupo E. Os suíços dividem a liderança com a Seleção Brasileira, ambas com quatro pontos, mas os canarinhos lideram por terem melhor saldo de gols. O Brasil joga no mesmo horário, na capital Moscou, com a Sérvia, também na briga com três pontos. Os costarriquenhos, na lanterna sem terem pontuado, estão eliminados e apenas cumprem tabela.
Para se classificar, a Suíça depende de um simples empate. Caso perca, precisa que o Brasil derrote a Sérvia.
Embalados pelo triunfo de 2 x 1 sobre a Sérvia, os suíços descartaram jogar pela vantagem do empate.
“Não podemos pensar em jogar pelo empate, ainda mais diante de um adversário que é um franco-atirador e que joga sem nenhuma responsabilidade. Portanto, vamos precisar pensar em uma decisão onde a busca pela vitória se torna fundamental, porém sem deixar de lado o regulamento, ou seja, pressionar o tempo todo, mas com a responsabilidade de que não está desesperado”, disse Vladimir Petkovic, treinador da Suíça.
A Suíça conta para este jogo com força máxima, já que o lateral-direito Stephan Lichtsteiner e os meias Granit Xhaka e Xherdan Shaqiri, que foram julgados por terem comemorado com gestos políticos o triunfo diante da Sérvia, acabaram apenas multados e não suspensos.
Pelo lado da Costa Rica, o clima é o pior possível. O técnico Óscar Ramírez vem sendo muito criticado pela imprensa e ameaçado em redes sociais por torcedores, o que fez alguns jogadores saírem publicamente em defesa da família do treinador.
O treinador tem evitado o contato com a imprensa, mas disse querer fazer a Costa Rica se despedir de maneira digna.
O treinador da Costa Rica não antecipou a escalação que pretende mandar a campo, mas pode fazer algumas mudanças para dar oportunidade a atletas que não foram utilizados ao longo da competição.
Pelo regulamento da Copa do Mundo, as seleções se enfrentam dentro de seus respectivos grupos em turno único. Ao fim, as duas melhores colocadas avançam para as oitavas de final, enquanto as demais voltam para casa. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.