Festas juninas

Show com o melhor da ginga nordestina

Cantora Alexandra Nícolas está na programação do São João em São Luís, com seis apresentações em diferentes arraiais juninos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
(alexandra nicolas)

SÃO LUÍS - A programação junina em São Luís terá o incremento de um show apimentado e com doses musicais arretadas. É o que promete a cantora Alexandra Nícolas, que tem seis apresentações confirmadas e aos palcos levará o repertório de seu mais recente CD, intitulado “Feito na Pimenta”, bastante elogiado pela crítica e que já foi apresentado no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. O projeto da artista, composto por CD e shows, foi concebido pela cantora e seu produtor e parceiro Martin Messier, e conta com patrocínio da Potiguar, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Na capital, Alexandra Nícolas estará nos arraiais da Vila Palmeira, nesta quinta-feira (21), Praça Nauro Machado (22), Arraial do Ipem (23), arraiais da Maria Aragão e Sesc (24) e no São João da Thay (28), espaços onde apresentará um repertório 100% nordestino. As composições têm letras de duplo sentido, de compositores como João Lyra, Betto Pereira, Zeh Rocha, Paulo César Pinheiro e Roque Ferreira, César Nascimento, João Madson e Marco Duailibe. Este último, assina a música que deu nome ao disco. Ela tem ainda uma música fruto da parceria entre Zeca Baleiro e Anastácia.

As músicas, entre elas, “Sanforneiro, toque” (João Lyra / Lyra), “Tá pegando fogo” (Betto Pereira) e “Feita na Pimenta” (Marco Duailibe), falam da mulher de forma sensual, “mas muito respeitadora e enaltecedora”, conforme a artista. Alexandra cantará 15 no total e no palco estará acompanhada dos músicos Nonato Lima (sanfona), Jamil Joanes (baixo), Renato Massa (bateria), Ruy Alvim (sax alto e clarinete) e Arlindo Carvalho (percussão).

“Meu diretor musical, João Lyra, não abriu mão de fazermos músicas inéditas, até para ter algo atual no gênero do forró. Quando avisei meus amigos compositores que ia fazer um disco de forró e queria letras que enaltecessem a mulher e falasse de desejo com arrodeio, como chamo, de malícia graciosa, usando metáforas positivas e que fizessem cócegas no cérebro, recebi mais de 50 composições e tive que escolher 12. Para minha felicidade, recebi músicas inéditas, feitas para esse disco e em especial para mim. Isso é um presente que agora entregarei nesses shows ao grande público maranhense e aos visitantes do nosso São João”, revela Alexandra.

Marcante

O figurino será uma atração à parte, uma das características marcantes da artista, que para as apresentações leva bailarinos, cujas performances deixam os shows ainda mais vibrantes. “Faço questão de me produzir e caprichar nos figurinos. Se não, não seria eu”, afirma.

O grande ensaio e aquecimento da turnê desse disco aconteceu no mês de abril, em shows de pré-lançamento nas capitais do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, em casas que são verdadeiros redutos do mais autêntico forró, como Canto da Ema, na capital paulista. Aplaudida por onde passou, Alexandra foi também elogiada pela crítica especializada com esse CD, que vem a ter uma relevância ainda maior na música brasileira, pois é o único disco do gênero.

Esse vem a ser o terceiro disco da cantora, que é formada em Fonoaudiologia, mas que abraçou a música como paixão, profissão e missão. Nicolas já lançou os discos “Festejos” (2012) e o single “Bulir com Tu” (2017) e, agora, esbanja maturidade musical e domínio vocal em “Feita Na Pimenta”. A maranhense, que canta profissionalmente desde 1996, morou no Rio de Janeiro e São Paulo.

Nícolas tem a voz marcante, segura e dicção perfeita, elementos que enriquecem o seu projeto musical. “Nordestina com orgulho” (palavras da artista), ela levanta a bandeira do forró, concebendo-o como uma reunião de ritmos que fazem a festa de quem gosta de estar junto no salão. “O forró possibilita a junção de vários ritmos e é exatamente o que faço nesse disco e nos shows: um convite para a dança, para o ‘estar junto’”, finaliza.

Serviço

O quê

Shows de Alexandra Nícolas no São João

Programação

Quinta, dia 21, às 22h - Arraial da Vila Palmeira
Sexta, dia 22, às 23h - Arraial da Praça Nauro Machado
Sábado, dia 23, às 22h - Arraial do Ipem
Domingo, 24, às 19h - Arraial da Maria Aragão e às 21h - Arraial do Sesc
Quinta, 28, às 21h - São João da Thay (Multicenter Sebrae)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.