Visão

Jovem precisa de doações para cirurgia urgente

Alessandro Asevedo Gusmão, de 24 anos, é portador de ceratocone, doença rara que pode causar a perda total da visão; o olho direito já está quase comprometido

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Alessandro Gusmão precisa de ajuda financeira para tratamento na sua visão
Alessandro Gusmão precisa de ajuda financeira para tratamento na sua visão (Alessandro Gusmão precisa de ajuda financeira para tratamento)

SÃO LUÍS - Portador de ceratocone, doença rara que afeta o formato da córnea causando a perda da visão, o técnico em administração de empresas Alessandro Asevedo Gusmão, de 24 anos, necessita de doações para fazer uma cirurgia, com urgência.

Na fila de espera da Rede Pública de Saúde para conseguir a intervenção cirúrgica e por não ter condições financeiras para arcar com o procedimento na Rede Particular de Saúde, Alessandro criou uma “vaquinha” online com o objetivo de arrecadar R$ 3 mil para tentar fazer um procedimento que amenize o agravamento da patologia no olho esquerdo, o qual está em estado mais arriscado de perda total. Até a publicação desta matéria, Alessandro tinha arrecadado R$ 480.

“Fui diagnosticado com a doença no ano de 2015. Estou enxergando muito mal. Não reconheço pessoas, algumas vezes. Queria estudar e trabalhar, mas não posso, porque é ruim de enxergar. Eu já não sei o que fazer. Só enxergo a tela de um computado ou de um celular com um zoom muito alto. O meu olho direito já está muito agravado”, explicou Alessandro Asevedo Gusmão, que mora em uma casa simples no bairro da Vila Luizão, em São Luís.

Desempregado e sem poder fazer algum curso por causa dos transtornos gerados pela doença, Alessandro relata as suas dificuldades para buscar por atendimentos diariamente. “Já tentei buscar ajuda em tudo que vocês imaginarem. Fui na Defensoria Pública do Estado tentar um encaminhamento, mas, até agora, nada resolvido. As vezes não tenho nem passagens para me deslocar às unidades de saúde. Mas vou lutar até o fim para não perder a minha visão e ficar livre dessa doença”, ressaltou Gusmão.

As pessoas podem ajudá-lo por meio da 'vaqinha.com' e procurar por Alessandro Asevedo Gusmão ou realizar depósito na conta bancária agência: 0027 op. 013 conta 59541-0 Caixa Econômica Federal. Ou ainda ligar para 98116.3081.

Após entrevista com Alessandro, a reportagem de O Estado contatou o Hospital de Referência Oftalmológica (HRO) para tentar conseguir a cirurgia. A unidade de saúde acatou o caso e, neste primeiro momento, o hospital ofereceu uma consulta com um especialista para fazer um diagnóstico do caso.

Mais

Ceratocone

Ceratocone é uma doença genética, de caráter hereditário e evolução lenta, que se manifesta mais entre 10 e 25 anos, mas pode progredir até a quarta década de vida ou estabilizar-se com o tempo. A enfermidade pode atingir os dois olhos de maneira assimétrica, ou seja, o distúrbio pode afetar mais um olho do que o outro, segundo informações do Dr. Drauzio Varella.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.