Doenças

Fezes de pombos causam perigos à saúde humana

Em diversos pontos de São Luís, como no Centro, por exemplo, é muito comum ver pessoas distribuindo grãos, farelos e outras iguarias para essas aves

Daniel Júnior/ O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

SÃO LUÍS - Alimentar pombos, contribuindo para uma infestação da ave e/ou manusear suas fezes são atos que podem prejudicar a saúde. Os pombos transmitem doenças graves, por meio das fezes, que podem ser letais à vida humana. Em diversos pontos de São Luís, como no Centro, por exemplo, é muito comum ver pessoas distribuindo grãos, farelos e outras iguarias para essas aves - fator que favorece a sua proliferação e o contato direto com a comunidade.
"Os micro-organismos encontrados nas fezes dos pombos, como fungos e bactérias, além dos vírus no sangue desses animais, causam doenças graves e até mesmo letais ao ser humano. As pessoas devem evitar alimentá-los para não haver uma infestação da ave e ter cuidados ao manusear as fezes dessa ave, pois é aí que está o perigo. Quando for fazer alguma limpeza em locais sujos com fezes de pombos, têm que utilizar luvas e, após esse processo, higienizar bem as mãos para não ocorrer contaminação. Além disso, quando o pombo estiver doente e for picado por um mosquito e esse mosquito picar o ser humano, pode passar doença também", ressaltou Ana Lúcia Abreu, professora de Patologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).
A reportagem de O Estado registrou, ontem, uma grande quantidade de pombos na Praça Maria Aragão e no Largo do Carmo, ambos situados no centro da capital maranhense.
O médico veterinário e diretor do Hospital Veterinário da Uema, Arnodson Campelo, explicou o motivo pelo qual os pombos cada vez são mais visíveis nas cidades. “Os pombos migraram para a área urbana, porque não há mais espaços para esses animais. Quantos mais os alimentam, eles proliferam. As fezes dos pombos são perigosas à saúde humana. As bactérias são resistentes e as fezes secas se transformam em poeira, que quando inalada pelo ser humano causa problemas graves”, acrescentou Campelo.

A professora também destacou quem são as pessoas mais suscetíveis a se contaminarem com as fezes dos pombos. "Crianças, idosos e grupos ocupacionais, que fazem a limpeza das Ruas. Crianças, porque não entendem muito e podem colocar as fezes desse animal na boca. Idosos tem o contato muito próximo, porque são quem mais alimentam essa ave e os grupos ocupacionas nem sempre usam os equipamentos de proteção individual (EPI's) para executar os serviços de higienização das vias públicas", relatou Ana Lúcia.

Principais doenças causadas pelas fezes dos pombos:

1 – Criptococose

A criptococose é uma doença infecciosa causada por um fungo, espalhada por todo o mundo, acometendo mamíferos domésticos, como o gato e o cão, animais silvestres e o homem. Esta enfermidade é uma micose sistêmica, que pode ser de subaguda a crônica. O agente etiológico desta doença é o Cryptococcus neoformans, que está presente em frutas, mucosa oronasal de animais, pele de animais e seres humanos, e principalmente, no solo contaminado por excretas de aves, permanecendo viável por até dois anos.

2 – Histoplasmose

A histoplasmose é uma micose sistêmica causada pelo fungo Histoplasma capsulatum, que afeta órgãos internos. Ela é uma zoonose, transmitida por aves e morcegos.

3 – Salmonelose

Salmonelose é uma doença infecciosa causada pela bactéria do gênero Salmonella, da família Enterobacteriaceae, sendo que são muitos tiposdiferentes de germes nessa “família”. A salmonella é encontrada principalmente nas fezes humanas e animais.

A Salmonelose é transmitida, portanto, através da ingestão de alimentos contaminados por material fecal. Alimentos como aves, leite, carne, ovos, verduras e frutas geralmente contêm a bactéria.

4 - Encefalites virais

A encefalite é uma inflamação aguda do cérebro, geralmente causada por infecções virais ou bacterianas. Se não tratada, pode ter consequências graves.

5 – Ornitose

A psitacose, também chamada de ornitose, febre dos papagaios ou clamidiose, é uma doença infecciosa que apresenta como agente etiológico a bactéria Chlamydia psittaci, sendo que esta é encontrada no mundo todo, ocorrendo em todas as épocas do ano.

Os principais reservatórios desse agente são as aves, especialmente os psitacídeos, grupo que engloba os papagaios, periquitos, araras, entre outras espécies. Todavia, pode ser encontrado em outras aves como pombos, borrachos, galinhas e pavões.

6 – Toxoplasmose

A toxoplasmose é uma infecção provocada pelo protozoário Toxoplasma gondii. Não é transmissível de pessoa para pessoa. Diversos animais podem transmitir a doença para os seres humanos: gatos, suínos, caprinos, bovinos, aves e animais silvestres, mas aparentemente não ficam doentes.

Fontes: Infoescola e minutosaudável.com

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.