Vasta programação

Festas juninas alegram público em shoppings

Vasta programação atraiu a atenção do público que aplaudiu os grupos folclóricos no Arraial do Ilha, no Shopping da Ilha, e no Arraial do Rio Anil, no Rio Anil Shopping; Sesc também teve festa junina neste sábado

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

[e-s001]Dois shoppings, duas programações e um público animado e participativo. Assim transcorre a temporada junina no Shopping da Ilha (Maranhão Novo), com o “Arraial do Ilha”, e no Rio Anil Shopping (Turu), com o “Arraial do Rio Anil”. O primeiro, em parceria com a TV Mirante e Imirante.com, foi aberto na última sexta-feira e prossegue até 17 de junho, com atrações a partir das 16h. O outro, coordenado pela Rádio Mirante FM, terá vasta programação até o dia 16, começando sempre às 17h.

Concebidos para proporcionar momentos de descontração com conforto a quem frequenta os dois empreendimentos, os terreiros estão atraindo as atenções do público. No fim de semana, muita gente parou na Praça de Eventos do Shopping da Ilha para acompanhar as brincadeiras e aplaudir as apresentações dos grupos folclóricos, entre crianças, adultos e idosos. Sábado, a festa foi aberta com desfile infantil da loja 1+1, que lançava a campanha “1+1 Brasil”, em homenagem ao São João, em parceria com o artista visual Eduardo Ink. A proposta exalta a cultura maranhense.

“Eduardo Ink desenvolveu uma arte a qual replicamos em nossas camisetas e elas estão sendo comercializadas durante esse período de festa na loja. As vestimentas destacam o boi, a matraca, o pano de chita e tudo isso demonstra o nosso amor pelo estado”, frisou a empresária Nádia Moura, proprietária da loja.

Conforme a gerente de Marketing do shopping, Elirdes Costa, o evolvimento dos lojistas é fundamental para que o evento seja um sucesso. “São eles que nos trazem essa energia boa, oferecendo sempre o que há de melhor para os consumidores, envolvendo a todos nessa festa maravilhosa que é o São João”, disse Elirdes Costa.

Uma das participantes do desfile foi a blogueira mirim Emily Lee, que também é atriz e cantora e fez uma performance musical após o desfile. A noite contou ainda com apresentações da Banda do Bom Menino, cujos integrantes, antes de subirem ao palco, deram uma volta pelos corredores do shopping, entoando canções juninas. “Achei uma graça eles chegarem assim, de repente, e circularem pelo shopping, tocando. Foi lindo. Achei a ideia maravilhosa e nos fez entrar no clima do São João. Amei”, disse Cássia Abreu, atendente de quiosque.

A programação incluiu ainda apresentação do Grupo Baião de Seis e do Boi da Lua. Ontem, o arraial foi aberto com contação de histórias pelo grupo Bumba-Cultura, seguido do cacuriá infantil Rabo de Saia, Dança Portuguesa Império de Lisboa, Boi de Axixá e show de Rayne Passos e Banda. Toda a programação é transmitida ao vivo pelo portal Imirante.com. A apresentadora Cíntia Araújo é quem mostra toda a movimentação no terreiro e as novidades dos grupos folclóricos.

[e-s001]Rio Anil
No Rio Anil Shopping, o terreiro foi aberto com repertório junino e a primeira atração foi um desfile assinado pela loja de roupas femininas La Vertu, marca piauiense com unidades no Maranhão. O desfile foi estrelado por blogueiras de moda que fazem sucesso nas redes sociais. “Nós teremos ainda a apresentação da companhia de dança de rua Os Sublimes, que misturará várias danças típicas do nosso São João. O arraial do Rio Anil é uma festa para as famílias e convidamos a todos a participar. Quem não puder vim, pode acompanhar pela Rádio Mirante FM, que está transmitindo flashes ao vivo”, convidou Iana Carvalho, da Coordenação de Eventos do Grupo Mirante.

O Arraial do Rio Anil Shopping recebeu ainda o grupo Barriquinha e o Boi de Santa Fé. A apresentação do Barriquinha foi bem coreografada. O objetivo da iniciativa da Madre Deus é dar continuidade à tradição da Companhia Barrica, estimulando o envolvimento das futuras gerações com a cultura maranhense. O Boi de Santa Fé, por sua vez, foi um espetáculo à parte. A magia da apresentação, lembrando um ritual africano, despertou a atenção do público, que aproveitou para registrar o momento com fotos e vídeos.

Balaio de Sotaques
A alegria do São João também invadiu o Sesc Turismo, no Olho d’Água, que ofereceu a tradicional festa caipira especial para convidados, com animação do grupo de forró pé de serra Chiquinho do Acordeon Xote e Baião e a presença dos bois de Morros, Axixá e Nina Rodrigues.

A iniciativa integra o projeto “Balaio de Sotaques”, que o Sesc dará continuidade, com apresentações de bumba meu boi, tambor de crioula, danças portuguesas, dança do lelê, dança do pela porco, cacuriá, quadrilhas estilizadas, dança do coco e shows com artistas e grupos locais.

A agenda para o público terá início com o batizado do Boi Brilho do Sesc, no Dia de Santo Antônio (13), e apresentações nos dias 22,23,24,26 e 27 de junho, no Sesc Comunidade (Raposa), no Dia de São João (24), e em Itapecuru Mirim, nos dias 20 e 21 de junho.

Programações de hoje

Arraial do Ilha – Shopping da Ilha

16h - Músicas Juninas e brincadeiras com Claudinho Polary
17h - Músicas Juninas e brincadeiras com Claudinho Polary
18h - Quadrilha Flor do Sertão do Monte Castelo
19h - Boi Barrica

Arraial do Rio Anil – Rio Anil Shopping

16h - Músicas juninas
17h - Majestade Portugal
18h - Atividades recreativas com Glaydson Botelho
19h - Dança Sertaneja Estrela de Prata
20h - Boi Brilho da Terra

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.