Panfletagem

Ação atenta para violência contra a mulher em SL

Equipe entregou, ontem, cartilha informativa na Feirinha São luís, na Praça Benedito Leite

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

O Poder Judiciário do Maranhão dá prosseguimento à III Semana Estadual de Valorização da Mulher, em São Luís e nas diversas comarcas do interior do estado. Ontem, na Feirinha São Luís, na Praça Benedito Leite, uma equipe da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão, que tem no comando a desembargadora Ângela Salazar, distribuiu exemplares de uma cartilha contendo dados e informações sobre a Lei Maria da Penha e contatos e endereços de órgãos de proteção, entre outros detalhes.

“Aqui é um local onde transitam pessoas de todas as camadas sociais e, por isso, aproveitamos para divulgar o projeto ‘Todos por Elas’, de combate a violência de gênero, divulgando a Lei Maria da Penha e atraindo o olhar da sociedade para o fenômeno da violência. Nós entendemos que a sociedade precisa se engajar no enfrentamento e no combate a esse problema, principalmente aqui no Maranhão, estado que figura em segundo lugar na lista dos que praticam esse tipo de violência, conforme o Atlas Maranhense”, destacou a desembargadora.

O juiz Carlos Alberto Matos Brito, da Comarca de Penalva, também está na campanha, integrando a coordenação. “É importante que a mulher denuncie, por meio do número 180 (Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência). Ela pode, ainda, procurar uma delegacia de polícia, a Promotoria de Justiça ou qualquer unidade jurisdicional para requerer as medidas protetivas de urgência”, alertou.

Os dados da violência contra a mulher no Maranhão e no Brasil são alarmantes. Eles revelam, por exemplo, que o número total de processos do acervo de violência doméstica e familiar contra a mulher no Maranhão, até o dia 6 de março, é 33.947. Desse total, 53,6% das vítimas de mortalidade materna são negras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.