Atividades

Ações alusivas ao Dia do Meio Ambiente são realizadas em SL

Vasta programação inclui, sobretudo, atividades socioeducativas que serão desenvolvidas até sexta-feira, configurando a Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de São Luís; no Shopping Pátio Norte, também houve atividade

Igor Linhares / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Crianças participaram de atividades no Parque do Bom Menino
Crianças participaram de atividades no Parque do Bom Menino (Crianças)

Com o objetivo de promover maior conhecimento e contribuir para a educação de crianças e adolescentes, a Prefeitura de São Luís promove a Semana do Meio Ambiente, realizando diversas atividades até o fim desta semana, no Parque do Bom Menino, no centro de São Luís.

As ações socioeducativas são importantes para a formação social de cada um daqueles que participarem, durante toda esta semana, formando cidadãos que respeitem o meio ambiente, garantindo um espaço menos poluído e consequentemente mais saudável para as futuras gerações.

Ontem, 5, Dia do Meio Ambiente, uma programação especial foi desenvolvida por uma faculdade particular da capital. Alunos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Nutrição e Educação Física puderam desenvolver ações sociais, sob a coordenação de professores, visando contribuir com a sociedade. Serviços como aferimento de pressão e teste de glicemia foram realizados.

Os alunos do curso de Educação Física levaram para as crianças de uma escola da rede municipal de ensino, brinquedos feitos a partir de materiais reciclados. Os alunos de Enfermagem realizaram serviços como aferimento de pressão entre outros. Já os acadêmicos de Biomedicina e Nutrição focaram na parte de evidenciar para os participantes das atividades a importância da água, da coleta do lixo e de como realizar a lavagem das frutas e alimentos.

“Quando falamos de meio ambiente, não fazemos referência apenas ao verde, mas também as ações que a gente deve realizar para manter esse ambiente sadio. Então, a higiene é primordial, até porque os microrganismos estão em todos os lugares”, destacou o professor Silvo Marinho.

A professora Priscila Pereira também tratou da importância de manter o ambiente preservado. “É importante que as crianças visualizem e tenham a consciência desse cuidado com o meio ambiente. Oferecemos aprendizagem na questão da reciclagem, sobre a importância da coleta de lixo e do plantio de árvores. As crianças são o futuro, então, cuidar do meio ambiente será algo de grande valia para cada um”.

Atividades
A Semana do Meio Ambiente contempla ainda atividades de estímulo e conscientização da comunidade sobre a importância da preservação ambiental para proteção dos recursos naturais e o bem-estar da população. Entre as ações estão a realização de rodas de conversa, oficinas de materiais recicláveis, atividade de pintura e cineminha ambiental com vídeos sobre a preservação ambiental.

Ontem, houve plantio de mudas no Parque do Bom Menino, das 14h às 17h; oficinas de confecção de brinquedos elaborados com materiais recicláveis. Ainda na programação do dia, atividades com jogos educativos, debate sobre resíduos sólidos em roda de conversa, distribuição de mudas e abraço simbólico em uma árvore do parque.

DICAS PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Evite no dia a dia
Copo para café e água:
É o mais fácil. Basta manter uma caneca ou garrafa na mesa do escritório ou dentro da bolsa.
Canudinho: Tome direto do copo. Mas, se precisar mesmo de canudinho, procure usar um de papel (que, apesar de descartável, dissolve mais facilmente no ambiente) ou ter o próprio canudo reutilizável, como de bambu ou metal. Há opções à venda na internet.
Comida industrializada: Que tal levar os próprios potes para comprar frios e produtos a granel? Além de evitar as embalagens plásticas e de isopor, ainda facilita na hora de guardar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.