Cinema

Tempo de Guanicê a Sétima Arte

Festival de cinema da Universidade Federal do Maranhão ocorrerá de 9 a 16 deste mês e este ano celebra a presença feminina no audiovisual com o tema “Telas – protagonismo feminino no audiovisual”

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Fernanda Santos apresentou a programação
Fernanda Santos apresentou a programação (Guarnicê)

SÃO LUÍS -O Festival Guarnicê de Cinema anunciou ontem sua programação e também detalhes desta 41º edição, que ocorre de 9 a 16 deste mês nos teatros Alcione Nazaré e Arthur Azevedo, Cine Praia Grande e Palacete Gentil Braga. O evento este ano tem como tema “Telas – protagonismo feminino no audiovisual” e pretende discutir a participação feminina em todas as cadeias produtivas do cinema. As homenageadas nacionais são as cineastas Anna Muylaert e Tata Amaral. A abertura ocorrerá às 19h30 do dia 9, com a pré-estreia do filme “Alguma coisa assim”, de Esmir Filho e Mariana Bastos, esta última estará presente na exibição que ocorrerá no Teatro Arthur Azevedo.

Além de Anna Muylaert e Tata Amaral – ambas confirmaram presença no festival - as maranhenses Isa Albuquerque, Nerine Lobão, Ione Coelho e Mavi Simão são as homenageadas locais. Serão oito dias de programação, totalmente gratuita.

Entre as novidades deste ano, destaque para três pré-estreias. Além de “Alguma coisa assim”, que abre o festival, serão exibidos em primeira mão o documentário “Tribo do Reggae”, que celebra os 30 anos da banda Tribo de Jah e tem direção de Beto Matuck; e “Canastra Suja”, um drama de Caio Sóh.

O 41° Festival Guarnicê de Cinema é uma realização da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Departamento de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo, com apoio de instituições públicas e privadas.

De acordo com coordenadora geral do Festival Guarnicê, Fernanda Santos, este ano se inscreveram no evento mais de 400 produções sendo que destas, 38 foram selecionadas e serão exibidas nas Mostras Competitivas Nacional de Curtas, Nacional de Longas e Competitiva de filmes Maranhenses. “Também teremos as mostras paralelas que terão produções maranhenses e nacionais que não foram selecionadas para as competitivas mas que têm qualidade técnica para estarem no festival”, destacou Fernanda Santos. Dos 38 selecionados, um é de Portugal.

Além das competitivas, o festival traz a Mostra Guarnicêzinho, de filmes infantis; Mostra Jovem; Cinema não tem idade, dedicada à terceira idade; Cenário Maranhão, com produções locais; e ainda as inéditas Cinema por Elas, que reúne filmes das cineastas maranhenses que marcaram a produção audiovisual local e também das homenageadas e Sessão Romântica, bloco de curtas que serão exibidos no dia 12, Dia dos Namorados.

Mostras

A Mostra Competitiva Nacional de Curtas terá 18 filmes de Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul, Maranhão e Santa Catarina e um curta de Lisboa, Portugal. A Competitiva Nacional de Longas terá seis produções do Distrito Federal, Maranhão, São Paulo e Pernambuco. Dois curtas e um longa maranhenses foram selecionados para as competitivas nacionais por sua qualidade técnica e artística, segundo a comissão de curadores formada pelo cineasta Arturo Saboia; o professor do curso de Comunicação Social da UFMA, Carlos Benalves; a produtora do Festival Guarnicê, Thais Fonseca Nunes; a diretora do Anima Mundi, Aida Queiroz (RJ), e pelo realizador e produtor cultural Roberval Duarte (RJ). O julgamento das competitivas será feito por uma comissão que traz uma forte presença feminina com nomes como as homenageadas Tata Amaral, Isa Albuquerque e a diretora Thais Fujinaga.

A exemplo das edições anteriores, o festival abre espaço para as ações formativas. Serão cinco oficinas e um workshop que ocorrerão de 11 a 15, no Palacete Gentil Braga. Além disso, haverá bate-papo com a presença de várias cineastas, entre as quais Tata Amaral. Anna Muylaert fará um master class no dia 16, no Teatro Alcione Nazaré.

Saiba Mais

Selecionados para a Mostra Nacional Competitiva de Curtas

Nova Iorque, de Leo Tabosa (PE);

O Caso J., de José Filipe Costa (Lisboa/Portugal);

Vidas Cinzas, de Leonardo Martinelli (RJ);

Torre, de Nádia Mangolini (SP);

Romana, de Helen Lopes (TO);

O Malabarista, de Iuri Moreno (GO);

Eu sou o Super-Homem, de Rodrigo Batista (SP);

Meninas Formicida, de João Paulo Miranda Maria (SP);

Frequências, de Adalberto Oliveira (PE);

O mar de Helena, de Lucas Vasconcelos (RJ);

Anil – o desejo de ser cor, de Chico Pithon e Marcos Costa (RJ);

Tentei, de Laís Melo (PR);

Telentrega, de Roberto Burd (RS);

Apenas o Que Você Precisa Saber Sobre Mim, de Maria Augusta V. Nunes (SC);

Silêncio, de Felipe Ramires Lucena (RJ);

Gerônimo, de Anny Stone (PE);

Vento Menino, de Edemar Miqueta (MA)

Walter do 402, de Breno Ferreira (MA-RJ).

Selecionados para a Mostra Nacional Competitiva de Longas

Terras Brasileiras, de Dulce Queiroz (DF);

Onde Quer Que Você Esteja, de Bel Bechara e Sandro Serpa (SP);

A Moça do Calendário, de Helena Ignez (SP);

Organismo, de Jeorge Pereira (PE);

Manoel Bernardino: o Lenin da Matta, de Rose Panet (MA)

Ouvidos Calados, de Mauro Baptistella (SP).

Selecionados para a Competitiva de Maranhenses – Longas

Jangada, de Luís Mário Oliveira

No Palco Com Aldo Leite, de Inaldo Lisboa

Selecionados para a Competitiva de Maranhenses – Curtas

Você é Diferente, de George Pedrosa;

Um Toque de Aurora, de Aditya J. Patwardhan;

José Louzeiro: depois da luta, de Maria Thereza Soares;

A Capataz, de Daniel Drummond;

Foi-se, de Adriano Pinheiro;

Marina, de Taciano Dourado Brito;

De Dentro Para Fora, de Manuela Farias;

Avesso, de Francisco Colombo;

Ao Redor da Musica, de Joaquim Haickel e Markim Araújo;

Tristura, de Márcio Dantas Alves da Silva;

Almir Valente, de Beto Matuck

Não é Permitido Sair Com Flores, de Leandro Guterres

Serviço

O quê

Festival Guarnicê de Cinema

Quando

De 9 a 16

Onde

Nos teatros Alcione Nazaré e Arthur Azevedo, Cine Praia Grande e Palacete Gentil Braga

Programação gratuita

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.