Comemoração

Parque Botânico da Vale celebra 10 anos de atividades

Ao longo de toda a semana, uma agenda especial de atrações estará disponível ao público

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Trilhas ecológicas são as mais apreciadas por quem frequenta o parque
Trilhas ecológicas são as mais apreciadas por quem frequenta o parque (parque botânico)

A missão de contribuir para conscientizar e promover a educação ambiental tem sido constante no Parque Botânico da Vale. Hoje, Dia Mundial do Meio Ambiente, quando o espaço comemora 10 anos de atividades, o significado desta missão ganha mais sentido ainda, pois as celebrações terão a participação de quem mais usufruiu da sua programação: o público, que ao longo dessa década chegou próximo de um milhão de visitantes.

Teatro, música, oficinas, atividades recreativas, exposição e seminário são algumas das atrações no parque ao longo de toda esta semana, com entrada franca. Para se inscrever nas atrações da programação ou agendar visitas o contato pode ser feito pelo telefone (98) 3218-6245.

Na abertura do evento, que acontece hoje, 5 de junho, às 9h, as homenagens e o parabéns contarão com atrações musicais que incluem ritmos diversos, como hip hop, e folclóricas também, como o Boi Barrica. A turma do Pão com Ovo marcará presença com suas esquetes para divertir o público. Na área do centro de treinamento, será instalada uma exposição fotográfica com o registro de momentos de pessoas que compartilharam momentos vividos no Parque durante esses dez anos. À tarde, a partir das 14h, acontece um seminário de meio ambiente que contará com a participação de alunos de diversas instituições de ensino públicas e privadas.

Entre os dias 6 e 9 de junho, a programação especial de aniversário terá como destaque as atividades que consagraram o parque como um dos espaços únicos de aprendizagem com foco no meio ambiente. O público infantil poderá brincar e aprender durante a oficina de brinquedos sustentáveis, que tem como objetivo estimular a diversão e a criatividade dos pequenos a partir da utilização de resíduos simples e transformá-los em brinquedos.

Ao longo desses 10 anos, o parque recebeu mais de 962 mil visitantes, entre moradores de São Luís e turistas. Parte dos visitantes retornam ao local mais de uma vez para aproveitar os espaços e a programação cultural oferecida mensalmente. As trilhas ecológicas colocam o público em contato direto com a natureza, com informações sobre diferentes espécies de árvores como o pau marfim, o pequi, o angelim e a sumaúma. É possível encontrar na caminhada animais como o macaco capijuba, bicho-preguiça, cutia, tatu peba, tamanduá mirim, entre outros.

As três trilhas ecológicas (Trilha do Angelim, Trilha da Mata Ciliar, Trilha de Restauração Florestal) estão disponíveis para pessoas a partir de 5 anos e precisam ser agendadas. Além destas, o parque disponibiliza a Trilha dos Sentidos, preparada para receber pessoas de todas as idades, com deficiência ou dificuldade de locomoção. Para visitá-la, não é necessário agendamento.

Número de atividades realizadas:

905 trilhas realizadas
15.491 participações em ações educativas
189 dias de atividades físicas do Programa Trilha da Saúde
86 eventos culturais, científicos, sociais, educacionais e de saúde

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.