Tapete

Tradição católica mobiliza fiéis no Cohatrac

Atividades começaram na quarta e só foram encerradas por volta das 10h de ontem, quando o tapete foi removido da avenida principal

Monalisa Benavenuto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

Mais de 1500 pessoas participaram da confecção do tapete de Corpus Christi, no bairro do Cohatrac, em São Luís. As atividades começaram por volta das 21h de quarta-feira e só foram encerradas por volta das 10h de ontem, quando o tapete foi removido da avenida Contorno Leste Oeste, a principal do bairro. A celebração tradicional do calendário católico marca a solenidade eucarística em devoção ao Corpo e Sangue de Cristo.

A tradicional celebração de Corpus Christi no bairro Cohatrac é popular entre a comunidade católica da cidade. Integrantes da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré se unem todos anos para confeccionar as imagens que formam um grandioso tapete por onde passa a procissão do Corpo e Sangue de Cristo. De acordo com o pároco, padre Flávio, mais de 1500 fiéis e moradores da região participaram este ano.

"Esse é um dos momentos mais marcantes da vida comunitária aqui da paróquia. Ontem a noite tinha cerca de 1500 pessoas aqui, confeccionando o tapete. São mais ou menos 70 lotes e em cada lote cerca de 20, 30 pessoas. Foi muito animado, começou por volta das 9h da noite e foi até as 3h da madrugada", contou o padre.

São aproximadamente 485 metros de desenhos que simbolizam temas relacionados à Igreja Católica, a interação da comunidade com a paróquia e a celebração do mistério da eucaristia. Crianças, jovens, adultos e idosos participam do trabalho que, apesar de cansativo, demonstra a fé da comunidade.

"O cansaço a gente supera pela alegria de ver todo mundo junto e o tapete acaba sendo uma mensagem, porque ao redor da eucaristia, a gente reflete os temas que envolvem a vida da gente", ressaltou o padre Flávio.

O tema da solenidade de Corpus Christi sempre remete à Campanha da Fraternidade. Neste ano, a abordagem foi o combate à violência e o tapete também reflete esta temática, como contou o pároco.

"Normalmente os temas escolhidos para o tapete são aqueles ligados à vida da igreja. Neste ano, falamos sobre a
Campanha da Fraternidade, que é a superação da violência, então muitos tapetes retratavam isso. A não violência contra a criança, contra o adolescente. Tinha um que trazia a bandeira do Brasil com a palavra paz bem grande no meio, quer dizer, a gente realmente precisa disso nesses dias", esclareceu.

Os fiéis que participaram das atividades externaram o prazer que sentem em homenagear a Cristo. A cabeleireira Maria da Paz, de 54 anos, esteve presente da confecção ao desmanche do tapete.

"É um momento lindo onde a gente se reúne com a mesma alegria do Cristo reunido e nesse momento somos um só, falamos uma língua só, uma alegria só. A comunhão que representamos com Cristo é a coisa mais linda que tem para todos nós que cremos nesse Cristo e que estamos por ele", contou.

Delcimar Coelho, professora aposentada, ressaltou também a presença dos mais novos nas atividades da comunidade católica.

"É muito importante a participação das crianças. Ontem, meu Deus! Isso aqui estava muito lotado de Criança, para a alegria nossa. Cada catequista com seus catequizandos, cada segmento da igreja, os movimentos as pastorais, todos tinham crianças envolvidas. Foi uma dádiva de Deus", destacou.

O tapete de Corpus Christi é confeccionado no bairro há 26 anos, desde o início da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, conforme relatou o padre Flávio. "A festa de Corpus Christi é da Idade Média. São séculos de celebração. A nossa paróquia tem 26 anos de existência, então são 26 anos que nós fazemos esta festa bonita, como a de hoje", contou.

Além da montagem do tapete, fiéis lotaram a igreja no início da manhã, às 6h, para a celebração da missa solene do Corpo e Sangue de Cristo, logo após a procissão foi à rua com o Ostensório, ponto alto da celebração, para demonstrar a fé e a gratidão à Eucaristia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.