Saúde bucal

Quem tem bruxismo pode colocar lentes de contato nos dentes?

Dentista aplica as lentes de contato usando como parâmetro o visagismo, que leva em consideração os preceitos estéticos como formato do rosto e da arcada dentária do paciente

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Método Diamond Concept, que são cerâmicas feitas a mão, valoriza a individualidade de cada paciente
Método Diamond Concept, que são cerâmicas feitas a mão, valoriza a individualidade de cada paciente (dentes)

Caracterizada pelo ato de ranger e apertar os dentes de forma involuntária, o bruxismo é um doença séria e que merece atenção. O problema provoca um desgaste nos dentes, dor na musculatura ao abrir e fechar a boca, hipertrofia dos músculos, dores de cabeça constantes e até doenças periodontais. O bruxismo ocorre com maior frequência durante o sono noturno, o que dificulta que o portador do problema perceba sua condição.

Leonardo Müller, um dos maiores nomes da Odontologia Estética da região norte do Brasil, conta que uma pergunta muito recorrente é se pessoas que tem bruxismo podem colocar lentes de contato nos dentes.

"A causa principal do bruxismo é emocional, então é muito importante controlarmos o estresse e a ansiedade para que esse bruxismo vá melhorando com o passar do tempo e assim seja possível colocar as lentes de contato nos dentes. Isto porque conseguimos colocar placas no relaxante que vão proteger as lentes de contato", explica o especialista.

O dentista aplica as lentes de contato usando como parâmetro o visagismo, que leva em consideração os preceitos estéticos como formato do rosto e da arcada dentária do paciente, em um método que Leonardo Müller chama de Diamond Concept, que são cerâmicas feitas a mão, considerando a individualidade de cada paciente, proporcionando sorriso natural.

Ele possui o conceito inovador de ter uma psicóloga em seu consultório para que os pacientes recebam um acolhimento psicológico antes de as lentes de contato serem instaladas nos seus dentes. "No caso do bruxismo, por exemplo, é preciso associar a causa do problema com a consequência para aí sim conseguirmos colocar as lentes de contato. Tenho uma psicóloga no meu consultório e isso faz parte do meu protocolo de atendimento há algum tempo. Isso porque, antes de as lentes de contato serem instaladas, existe uma questão de traçar o perfil do paciente para que as lentes tragam o resultado esperado", detalha Leonardo Müller.

"A importância da psicologia é para ressignificar os traumas interiores deixados nos pacientes e até mesmo para o ajudar no reconhecimento do novo sorriso, para a nova aceitação do eu. Um eu construído e às vezes não percebido pelo mesmo. Sempre buscando conhecer por inteiro o paciente para que assim faça um sorriso personalizado, singular, belo e satisfatório.

Melhorando a autoestima, qualidade esta que precisa ser lapidada de dentro para fora, estimulando o paciente a se valorizar mais, apropriando-se de seus atributos e refletindo consequentemente confiança e mais segurança. O método Diamond Concept, que são cerâmicas feitas a mão, valoriza a individualidade de cada paciente e proporciona um sorriso natural", completa o especialista em Odontologia Estética.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.