Violência

Deputado aponta aumento de 16% da taxa de homicídios no MA

Max Barros utilizou dados do “Monitor da Violência”, relatório produzido pelo portal G1 e que desconstrói propaganda do Governo que apontava redução de crimes

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Max Barros denunciou aumento da violência no Maranhão
Max Barros denunciou aumento da violência no Maranhão (Max Barros)

O deputado estadual Max Barros (PMB) desconstruiu a propaganda institucional do Governo do Estado, que apontava para uma suposta e “virtual” redução da violência no estado.

O parlamentar levou para a tribuna da Assembleia Legislativa dados do “Monitor da Violência”, relatório produzido a nível nacional pelo portal G1 de notícias e que atesta o aumento da taxa de 16% de homicídios no Maranhão nos 3 anos do Governo Flávio Dino (PCdoB).

Os números levam em consideração os crimes violentos (homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte) por 100 mil habitantes, numa comparação com os 4 últimos anos de mandato da ex-governadora Roseana Sarney (MDB).

Max Barros lembrou que o Governo Flávio Dino tem tentado confundir a opinião pública com propaganda e publicações em redes sociais sobre uma suposta redução da violência.

“A toda hora nós temos notícias de crimes de assassinato, de sequestro, como aconteceu com a esposa do prefeito de Bom Jesus das Selvas, assalto a ônibus, assalto a mão armada, assassinato, crime organizado, crime de encomenda. Essas são as notícias que a gente vê no dia a dia, na mídia, abalando toda a sociedade maranhense. E ao mesmo tempo em que a gente tem esse conjunto de informações e tem esse sentimento de insegurança, se confronta com números que são passados de que a violência diminuiu, que o Maranhão melhorou bastante as condições de violência, de mortes. E isso não é o que a população sente. Há uma contradição entre os números que são apresentados pela Secretaria de Segurança e a realidade que nós vivemos”, disse.

Max Barros informou que, assustado com os dados apresentados pelo Governo, buscou relatórios independentes sobre o tema. Daí, segundo ele, o confronto da propaganda com a realidade.

“Procurei consultar para ver se a realidade é aquela que nós sentimos ou a realidade é aquela que está na mídia, dizendo que a segurança está mil maravilhas, que o Maranhão melhorou na segurança. Vendo um relatório de pesquisa idôneo, que é o monitor da violência do G1, que acompanha os crimes em todos os estados do Brasil, constatei o que a população já sente há muito tempo. No levantamento mensal a gente percebe que os números apresentados pelo Governo são diferentes da realidade. No últimos três anos do atual Governo, se comparado aos 4 anos da gestão anterior, verifica-se que a violência aumentou E isso está lá no relatório”, completou.

O levantamento mostra que entre 2011 e 2014, o Maranhão registrou um índice de 26,07 crimes violentos por 100 mil habitantes. No período seguinte, entre 2015 e 2017, já na gestão Flávio Dino, o índice subiu para 30,46. O aumento é de 16%. “A violência só tem aumentado”, completou.

Outro lado

O Estado entrou em contato com o Governo do Maranhão para obter um posicionamento a respeito do aumento no número de homicídios apontados pelo “Monitor da Violência”. Até o fechamento desta edição, contudo, não houve resposta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.