Mostra

Cinco talentos das artes plásticas em exposição no SL Shopping

Artistas Rogerio Martins, Fransoufer, Botêlho, Ednilson Costa e Victor Rêgo apresentam trabalhos em “Coletânea”, a ser aberta hoje, às 19h, no Espaço de Arte, no São Luís Shopping

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
(exposição coletânea)

Cinco artistas abrirão a exposição “Coletânea”, no Espaço de Arte, no São Luís Shopping (Jaracati). Organizada pela marchand Silvânia Tamer, a mostra reunirá 23 obras dos artistas Rogerio Martins, Fransoufer, Botêlho, Ednilson Costa e Victor Rêgo. Os trabalhos permanecerão em cartaz até o dia 31 de julho. Cada artista exibirá cinco telas, exceto Botêlho, com apenas três. O vernissage será hoje, às 19h, e a visitação poderá ser feita no horário das 10h às 22h.
“Coletânea” é uma teia de talentos formada por nomes que vêm se destacando no cenário das artes plásticas. Botêlho, maranhense radicado há mais de 50 anos no Rio de Janeiro, revelará casarios, paisagens e marinas com uma exuberância de formas, qualidade que caracteriza seu trabalho. O artista desenha desde o tempo em que morava em Viana. Aos 12 anos, partiu para São Luís, em busca do universo das artes. Ciente de seu talento, Botêlho mudou-se para o Rio de Janeiro e lá estudou na Sociedade Brasileira de Belas Artes, onde conheceu o mestre Antenor Finatti, de quem se tornaria amigo. Daí em diante, não parou mais.
Rogerio Martins, que tem como uma das principais características a pintura de detalhes arquitetônicos de cidades históricas em pormenores, destacará sacadas, casarões, portais, janelas coloniais e fachadas de azulejos portugueses, que ganharam textura e formas especiais. Entre as séries mais famosas do portfólio de Martins, citam-se “Portas e Cantarias”, “Sinos”, “Marina” e “Sacadas e Varandas”.
Natural de Recife (PE), Rogerio morou por décadas em São Luís, cidade com a qual sempre manteve estreita ligação. Após sua primeira exposição individual, ainda como amador, em 1980, na Secretaria de Cultura do Maranhão, sua pintura passou a frequentar os mais importantes espaços de arte de São Luís, Recife, Fortaleza, Teresina, Salvador, Brasília, Florianópolis, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Estudou em Portugal, Espanha e França e já expôs fora do Brasil.
O pintor e restaurador Ednilson Costa, por sua vez, mostrará a personalidade de seu trabalho, marcado pela desconstrução figurativa e o criacionismo artístico. Ele iniciou nesse campo ainda na adolescência, quando começou a conviver com artistas como Rogério Martins, Ambrósio Amorim, Nagy Lajos, entre outros. Sua primeira exposição individual foi em 1980, na Galeria Eney Santana, e, a partir daí, participou de exposições coletivas e individuais, tendo sido premiado algumas vezes. Natural de São Luís, já foi agraciado com os primeiros lugares do Salão de Arte Maranhão (1992), Arte Maranhão (1993) e II Salão CLA (1997). Ednilson costuma pintar ao ar livre e seu ateliê, na praia de Mangue Seco, em Raposa, é um celeiro de inspirações.
Outro pincel que se destaca em “Coletânea” é o de Fransoufer, que, entre as telas, apresentará três inéditas. No geral, os trabalhos retratam cenas de sua infância em sua terra natal, Bequimão (MA), permeada por mitos, mistérios e cores das mitologias grega, romana, nórdica, africana e brasileira, elementos que dão o tom de seu trabalho no geral.
Fransoufer expôs pela primeira vez em 1975, na Biblioteca Pública Benedito Leite. Seu trabalho já é reconhecido em cidades como Brasília, Goiânia, São Paulo, Belém, Teresina e em países como Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Londres, Áustria, Escócia e Inglaterra.
Já o autodidata Victor Rêgo revelará três obras inéditas durante a exposição, todas em acrílico sobre tela. Antes, ele trabalhava com óleo sobre tela, mas apenas até 1980. Em 2008, chegou a expor no Hotel Brisamar e, ano passado, levou obras para o espaço de arte da Procuradoria de Justiça. O artista retrata o cotidiano de São Luís, sob o viés arquitetônico e comportamental, destacando temáticas sociais, paisagens urbanas, entre outros elementos.

Serviço

O quê

Exposição “Coletânea”

Quando

Vernissage hoje, às 19h; fica em cartaz até o dia 31 de julho

Onde

Espaço de Arte (São Luís Shopping)

Entrada franca

exposição coletânea

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.