Devoção

Dia de São Jorge é celebrado com fé, feijoada e música na Madre Deus

Devotos acompanharam missa, procissão e atividades culturais na Avenida Ruy Barbosa, em comemoração à data, além do almoço comunitário em homenagem ao santo guerreiro

Monalisa Benavenuto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
São Jorge foi homenageado de várias maneiras no bairro Madre Deus
São Jorge foi homenageado de várias maneiras no bairro Madre Deus (São Jorge)

As homenagens a São Jorge aconteceram durante todo o dia, ontem, no bairro Madre Deus, em São Luís. Os devotos acompanharam missa, procissão e atividades culturais na Avenida Ruy Barbosa, em comemoração ao santo guerreiro, como é conhecido.

O dia começou com alvorada de foguetes, às 5h30, seguida de missa campal e café da manhã compartilhado com a comunidade. Às 10h aconteceu a entrega de cestas básicas, arrecadadas por meio de doações e distribuídas para moradores do bairro.

Josehilton Melo, um dos organizadores do evento, que acontece há três anos na Madre Deus, contou que a expectativa era superar o público presente em 2017. “Ano passado nós tivemos um público muito grande e este ano esperamos que chegue a 50 mil pessoas”, afirmou.

Programação
Seguindo a programação, às 12h, aconteceu a ladainha em homenagem a São Jorge e às 13h foi servida a feijoada aos presentes. A aposentada Aldenora Azevedo, mais conhecida como “Dedé”, participa desde o primeiro ano da Festa para São Jorge e nesta edição participou da produção da feijoada. “61 kg de feijão não é pra qualquer um. Para cada quilo de feijão, 2 kg de carne seca, tudo doado para fazer a festa”, ressaltou Dona Dedé, devota do santo guerreiro há mais de oito anos.

Durante a tarde, a programação cultural contou com apresentação de grupos de pagode, blocos tradicionais, cantadores de toadas, além da participação especial do Boi Barrica, grupo Fruto da Raça, Juarez Sousa e Maestro Nonato.
Às 17h, aconteceu a procissão pelas principais ruas e praças do bairro da Madre Deus, encerrando a edição da Festa para São Jorge do Largo do Caroçudo de 2018.

SAIBA MAIS

Quem foi São Jorge?
Um soldado cristão do Império Romano no século 4. Quando o imperador Diocleciano declarou perseguição aos adeptos do cristianismo, Jorge protestou e acabou sendo torturado pela insolência. Ele morreu decapitado em 23 de abril de 303, mas sua história foi contada em diversas cidades do Império Romano pelos soldados que estavam em missão. Foi assim que ele ganhou sua fama e virou São Jorge, o santo guerreiro. Essa é, em teoria, a história verdadeira, conforme é contada pela Igreja Católica.
Devoção de várias religiões
São Jorge, o santo guerreiro, recebe homenagem de adeptos de vários cultos. Para os católicos, São Jorge representa a força de Deus na luta dos excluídos e marginalizados. Para os adeptos das religiões afro-brasileiras no Rio de Janeiro, ele é a representação do orixá Ogum, o guerreiro que protege as almas contra o demônio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.