Feminicídio elucidado

Homem que matou ex-companheira no Coroado é preso

De acordo com a polícia, o acuado confessou o assassinato da própria ex-cônjuge a facadas

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Francisco das Chagas fugiu e foi preso na cidade de Timon
Francisco das Chagas fugiu e foi preso na cidade de Timon (Feminicídio)

O homem que assassinou a ex-companheira Celiane Pereira Alves na última quinta-feira (5), identificado como Francisco das Chagas, foi preso no fim da tarde de sábado (7) na cidade maranhense de Timon (distante 420 quilômetros da capital maranhense). De acordo com a polícia, ao ser preso e em depoimento, ele confessou o crime e disse que fez o mesmo por ciúmes, já que o homem não aceitava o fim do relacionamento. Ela já vinha sendo agredida pelo ex-companheiro, durante o período em que estavam juntos, porém nunca havia denunciado as agressões.

A O Estado, a delegada responsável pelo Departamento de Feminicídio da Polícia Civil do Maranhão, Viviane Azambuja, informou que representou imediatamente pela prisão preventiva do autor. Segundo a delegada, após o pedido, foi decretada a prisão de forma imediata do assassino pela juíza plantonista do Fórum de São Luís, Rosária Duarte.

Para a delegada, a elucidação do caso é importante para demonstrar a sociedade que a polícia está atenta aos casos de mortes cujas vítimas são mulheres. “Foi um trabalho de investigação intenso e que resultou nesta importante prisão. Ele confessou o crime e, a partir daí, passamos a investigar quais os antecedentes do homem”, afirmou.

De acordo com a polícia, o homem – considerado um feminicida – permanece encarcerado na Delegacia Regional de Timon e, a partir de hoje (9), será definida uma data para a sua transferência a uma capital maranhense, onde a polícia determinará em que unidade o assassino será mantido preso. A prisão somente foi possível a partir de um trabalho investigativo, que envolveu o colhimento de depoimentos de familiares da vítima e pessoas que conheciam o casal.

A morte de Celiane Alves chocou a comunidade do Coroado e adjacências pela forma cruel como foi morta. De acordo com a polícia, a vítima foi morta na Rua do Cobalto, no bairro. Segundo a polícia, ela foi morta devido a um golpe fatal de faca em sua nuca. De acordo com peritos do Instituto Médico Legal (IML), com base nos vestígios encontrados na residência da vítima, é possível afirmar que, antes do golpe fatal, houve luta corporal entre a vítima e o assassino.

Com o registro deste crime, somente em 2018, foram registrados 12 feminicídios em todo o Maranhão. De acordo com levantamento feito por O Estado e com base em dados emitidos pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), somente no ano passado, foram 50 crimes desta natureza.

Correlata – Mulher sequestrada pelo ex-companheiro em motel e baleada na cabeça segue em estado gravíssimo

A mulher identificada como Weslayne Maiane Correa, de 32 anos, e que foi baleada na cabeça pelo ex-companheiro dela, identificado como Eliezer da Cunha Reis em um motel da Areinha, em São Luís, na noite de quinta-feira ( 5) segue em estado gravíssimo e internada no Hospital Socorrão I. Ela permanece dependente de forma integral de aparelhos para respirar e hoje (9) os médicos que cuidam da vítima podem determinar, inclusive, a morte cerebral da mulher.

Segundo a equipe que cuida da vítima, ela responde apenas a alguns estímulos e apresenta quadro considerado delicado, porém estável nas últimas horas. Caso a mulher sobreviva, é praticamente certo que terá sequelas. Uma delas deverá ser a perda da visão em um dos olhos.

O relacionamento entre Weslayne e Eliezer enfrentou, de acordo com o que apurou O Estado, problemas nas últimas semanas. Alguns amigos próximos chegaram a informar que Weslayne estaria grávida sendo essa possibilidade, inclusive, apontada como uma das causas para que o ex-companheiro a mantivesse sob sequestro. Ele está no Complexo de Pedrinhas, onde deverá permanecer preso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.