Petróleo e gás

Blocos da bacia do Parnaíba vão a leilão nesta quinta-feira

Evento da Agência Nacional de Petróleo, será realizado amanhã, no Rio de Janeiro, com a oferta 70 blocos em 12 setores de sete bacias sedimentares

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Na 14ª Rodada a bacia do Parnaíba teve cinco blocos arrematados
Na 14ª Rodada a bacia do Parnaíba teve cinco blocos arrematados

Com bônus de assinatura mínimo (montante em reais ofertado) que varia de R$ 143.076,71 a R$ 397.118,77, serão ofertados amanhã, oito blocos exploratórios terrestres da bacia do Parnaíba, totalizando 24.118,36 km², na 15ª Rodada de Licitações da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que será realizada no Rio de Janeiro.

Ao todo, na 15ª Rodada de Licitações, serão ofertados 70 blocos em 12 setores de sete bacias sedimentares, totalizando cerca de 95 mil km² de área. São 49 blocos marítimos nas bacias do Ceará, Potiguar, Sergipe-Alagoas, Campos e Santos e 21 blocos terrestres, localizados nas bacias do Paraná e do Parnaíba.

As empresas Parnaíba Gás Natural (PGN, subsidiária da Eneva e que já atua na região), Petrobras, Cobra Brasil Serviços, Comunicações e Energia S.A. e Rosneft Brasil E&P Ltda., estão inscritas para disputar os blocos terrestres, não só os oito da bacia do Parnaíba, como também os 13 ofertados na bacia do Paraná.

A bacia do Parnaíba é classificada como nova fronteira, ou seja, possui áreas geologicamente pouco conhecidas e barreiras tecnológicas ou do conhecimento a serem vencidas. A área em oferta está localizada no mesmo contexto geológico das descobertas já realizadas e possui potencial para descobertas análogas.

Atualmente é a segunda maior produtora terrestre de gás natural no Brasil, produzindo nos campos de Gavião Real, Gavião Branco, Gavião Vermelho, Gavião Caboclo e Gavião Azul, que frequentemente figuram entre os maiores produtores do país. Em janeiro deste ano, a Bacia do Parnaíba produziu mais de 6 milhões de m³ por dia de gás natural.

Gás natural

Existem 25 blocos em concessão na bacia do Parnaíba, perfazendo 66.900,67 km². Como resultado das atividades exploratórias, sete campos de gás natural foram descobertos entre os anos de 2010 e 2014, dos quais três encontram-se em produção (Gavião Real, Gavião Vermelho, Gavião Branco, Gavião Caboclo e Gavião Azul) e dois em desenvolvimento (Gavião Preto e Gavião Branco Norte).

Os campos são operados pela Eneva, por meio da Parnaíba Gás Natural, que possui área total, sob concessão, superior a 40 mil km² na região. A companhia possui, ainda, sete Planos de Avaliação de Descoberta (PADs), sete blocos exploratórios adquiridos na 13ª Rodada de Licitações da ANP, em 2015, e cinco blocos adquiridos na 14ª Rodada de Licitações da ANP, em 2017.

A Bacia do Parnaíba desponta hoje a 2ª maior produtora de gás em terra e responde por aproximadamente 7% da produção de gás natural do Brasil. As reservas 1P (provadas) de hidrocarbonetos na Bacia do Parnaíba são da ordem de 15,3 bilhões de m³ de gás natural (dados de dezembro de 2016).

Mais

Sobre as Rodadas

As Rodadas de Licitações são leilões por meio dos quais a União concede o direito de explorar e produzir petróleo e gás natural no Brasil. Desde 1999, foram realizadas 14 rodadas de blocos exploratórios e quatro de campos maduros sob o regime de concessão e uma do pré-sal, sob o regime de partilha de produção.

Mais de 100 empresas, nacionais e estrangeiras, de diferentes portes, já participaram dos certames. Atualmente, a maior parte da produção brasileira é proveniente de blocos licitados nas rodadas.

Números

8

Blocos serão ofertados na bacia terrestre do Parnaíba, na15ª Rodada de Licitações da ANP

24.118

Km² é a área total dos oito blocos da bacia do Parnaíba, que serão ofertados na Rodada de amanhã

6

Milhões de m³ por dia de gás natural foram produzidos em janeiro deste ano, na bacia do Parnaíba

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.