Eleições 2018

Zé Reinaldo Tavares ainda aguarda decisão do DEM sobre sua filiação

Deputado disse a O Estado que direção nacional do partido pediu para que ele aguardasse; enquanto isso, Tavares já declarou apoio a candidatura de Eduardo Braide

Carla Lima/Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Zé Reinaldo Tavares ainda pode se filiar ao DEM para disputar o Senado este ano
Zé Reinaldo Tavares ainda pode se filiar ao DEM para disputar o Senado este ano (José Reinaldo Tavares)

A situação do Democratas (DEM) no Maranhão ao que tudo indica ainda não está totalmente resolvido. Explica-se: o deputado federal zé Reinaldo Tavares (sem partido) ainda não desistiu de articular para tentar ficar com o partido no estado.

Segundo ele disse a O Estado, não há garantias do DEM para que ele se filie ao partido, mas a direção nacional da sigla pediu para que o ex-governador aguardasse as conversas que estão em andamento.

Como atrativo para o DEM, Zé Reinaldo oferece o palanque que será formado por ele e Eduardo Braide, pré-candidato ao governo estadual, dando espaço para uma candidatura próprio do partido.

"O DEM pediu para que eu esperasse para verificar a possibilidade de filiação. Eu estou aguardando. Mas se não for confirmada [a filiação], teu tenho plano B, C, D e até E se for preciso", afirmou Zé Reinaldo Tavares.

Filiações - Zé Reinaldo tenta o DEM mesmo após jogado do atual presidente estadual da legenda, deputado Juscelino Filho, que conseguiu filiar o deputado Rogério Cafeteira, a prefeita de Santa Inês, Vianey Bringel, e o secretário estadual de Educação, Felipe Camarão.

Juscelino ainda tem a promessa de filiar mais quatro prefeitos e o secretário de Desenvolvimento Social do Maranhão, Neto Evangelista.

PSDB - O objetivo de Zé Reinaldo Tavares é ser candidato a senador em 2018. E por este motivo, decidiu romper com Flávio Dino (PCdoB).

O DEM era o destino do deputado, mas por manobras de Dino, a filiação dada como certa de Tavares no DEM, acabou virando uma novela que ainda aguarda desfecho, pelo menos até o fechamento da janela partidária que é dia 7 de abril.

Além do DEM, Zé Reinaldo tem a possibilidade de ir para o PSDB, de onde já teria partido convite feito pelo senador Roberto Rocha, que presidente a legenda no Maranhão.

Entretanto, segundo Tavares, essa união somente seria possível se o PSDB - assim como ele - abraçasse a candidatura de Eduardo Braide.

"Meu candidato ao governo é o Eduardo [Braide]. O meu projeto é com o Eduardo. Então, somente iria para o PSDB se o Roberto [Rocha] decidisse diferente, decidisse não ser candidato [a governador]", afirmou Tavares.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.