Documento

Kim Jong-un e seu pai usaram passaportes brasileiros falsos

Segundo fontes da Reuters, líder norte-coreano e seu pai usaram passaportes brasileiros, obtidos de maneira fraudulenta, para pedir vistos para países ocidentais na década de 1990; documentos foram emitidos pela Embaixada do Brasil em Praga em 1996

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Cópia de passaporte brasileiro emitido para o líder norte-coreano Kim Jong-un
Cópia de passaporte brasileiro emitido para o líder norte-coreano Kim Jong-un (Cópia de passaporte brasileiro emitido para o líder norte-coreano Kim Jong-un)

LONDRES - A agência de notícias Reuters divulgou ontem a imagem de uma cópia de um passaporte brasileiro que foi emitido para o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un. Fontes de segurança da Europa disseram à agência que Kim Jong-un e seu pai, Kim Jong-il, usaram passaportes brasileiros, obtidos de maneira fraudulenta, para pedir vistos para países do Ocidente na década de 1990.

A imagem do documento com a foto de Kim Jong-un mostra que ele foi emitido em 1996 com o nome de Josef Pwag, com nascimento em São Paulo em 1º de fevereiro de 1983. Não se sabe a real data de nascimento de Jong-un, mas estima-se que nesse ano ele tivesse entre 12 e 14 anos.

O passaporte com a foto de Kim Jong-il foi emitido em nome de Ijong Tchoi, com nascimento em 4 de abril de 1940, também em São Paulo. Jong-il, que morreu em 2011, nasceu em 1941. Os dois documentos têm como repartição expedidora a embaixada do Brasil em Praga.

A embaixada da Coreia do Norte no Brasil negou comentar o caso. O Ministério de Relações Exteriores do Brasil disse à agência que está investigando. A Reuters teve acesso apenas às cópias dos passaportes, por isso não conseguiu discernir se foram adulterados. Não está claro se os vistos foram emitidos.

"Eles usaram passaportes brasileiros, que claramente mostram fotos de e Kim Jong-il, para tentar obter vistos de embaixadas estrangeiras", disse à Reuters uma fonte de segurança do Ocidente em condição de anonimato. "Isso mostra o desejo de viajar e aponta para as tentativas da família de construir uma possível rota de fuga", acrescenta.

Outras quatro fontes confirmaram que dois passaportes brasileiros com as fotos de Jong-un e Jong-il foram usados para tirar vistos. E disseram que os passaportes podem ter sido usados para viajar ao Brasil, ao Japão e a Hong Kong. As fontes se negaram a comentar como as cópias dos documentos foram obtidas.

Uma fonte brasileira, que também falou sob anonimato, afirmou que os dois passaportes eram documentos legítimos quando foram enviados a consulados com os espaços para preenchimento em branco.

O jornal japonês "Yomiuri Shimbun" reportou em 2011 que Kim Jong-un visitou a Disneylândia em Tóquio em 1991 usando um passaporte brasileiro. Isso teria acontecido antes da emissão do passaporte que aparece na imagem divulgada ontem, 27.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.