Bando

Chefe da Seic é exonerado por ação criminosa, diz SSP

Delegado Thiago Bardal seria um dos líderes do bando integrado por major da PM e mais dois militares que foram presos na madrugada de ontem, no Quebra Pote; segundo Jefferson Portela, políticos também estariam no grupo

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
A informação foi dada ontem pelo secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, em coletiva na sede da SSP, na Vila Palmeira.
A informação foi dada ontem pelo secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, em coletiva na sede da SSP, na Vila Palmeira.

SÃO LUÍS - O delegado Thiago Bardal, superintendente da Seic, seria um dos líderes da organização criminosa desarticulada na madrugada de ontem, no povoado Arraial, no Que­bra-Pote. A informação foi dada ontem pelo secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, em coletiva na sede da SSP, na Vila Palmeira. Segundo ele, o delegado foi exonerado e ontem mesmo interrogado na sede da Superintendência de Combate à Corrupção (Seccor). A sua prisão pode ser solicitada a qualquer hora. Jefferson Portela disse ainda que o ex-vice prefeito de São Mateus Rogério Sousa Garcia seria um dos líderes. Ele também foi preso.

Armas e munição apreendidas em depósito no Quebra Pote
Armas e munição apreendidas em depósito no Quebra Pote

Segundo o secretário, a polícia foi informada de que chegaria uma car­ga contrabandeada (procedente do Suriname) no porto clandestino do Quebra-Pote. Foram montadas várias barreiras nessa localidade e em uma delas foi detido o veículo do delegado, que informou que estaria indo visitar um sítio na re­gião. Os militares, então, comunicaram-se com o o secretário, informando que uma pessoa estaria se apresentando como superintenden­te da Seic. A resposta foi de que a Seic não estaria em diligências na área.

Milícia

“Não há lugar na corporação para esse tipo de pessoa”, disse o comandante da Polícia Militar do Maranhão, coronel Frederico Pereira, ao anunciar ontem a prisão do ex-subcomandante do 21º Batalhão da Polícia Militar, major Luciano Fábio Farias Rangel; do soldado Fernando Paiva Moraes Júnior e do sargento Joaquim Pereira de Carvalho Filho. Eles foram flagrados em um sítio, no povoado Arraial, no Quebra-Pote, e vão responder pelos crimes de formação de milícia, extorsão e ameaça de morte.

Eles, segundo o comando da PM, seriam integrantes de uma organização responsáveis pela comercialização de produtos contrabandeados. Durante o cerco po­licial, foram presos mais seis civis.

Os detidos foram conduzidos para a sede da Superintendência de Combate à Corrupção, no bairro São Francisco, onde fo­ram ouvidos. Em poder do grupo, foram encontrados 98 munições ponta oca ponto 40; 117 munições ogival ponto 40; 40 munições de calibre 380; 22 de calibre 44; seis carregadores de pistola 840; quatro carregadores de pistola ponto 100; dois carregadores de pistola Glock; dois carregadores de Ruger, ponto 40, um carregador 24/7; três carregadores de pistola 380; um revólver 44; dois rifles; duas granadas; duas placas de veículos; um alicate; uma chave de boca; dois coldres; um porta tonfa; uma bandoleira; um cinto de guarnição; um binóculo; dois coletes balísticos; um saco de abraçadeiras; um veículo S10 prata; sem placas; cinco celulares e seis pistolas, entre elas três com brasão da Polícia Militar, além de farto material arsenal. A polícia apreendeu, ainda, carga de cigarro e uísque e a quantia de R$ 1.156,00.

Investigação

Durante entrevista na tarde de ontem ao programa Rádio Patrulha da Rádio Mirante AM, o comandante da PM explicou que nas primeiras horas de ontem guarnições do Batalhão de Choque se deslocaram até esse sítio, no Quebra-Pote, para averiguar uma denúncia da existência de carga clandestina e no local se depararam com os quatros militares e mais seis civis.

Os integrantes do Choque, ao revistarem o veículo S10, no qual estavam o major Rangel e os três praças da PM, encontraram as armas, a munição e a uma carga de cigarro e uísque, que foram apreendidas. O coronel Frederico Pereira explicou que se tratava de contrabando desembarcado em um porto clandestino, no Quebra-Pote. “O comando da PM ficou sabendo da participação dos militares nessa ação criminosa após a abordagem feita pelo Choque”, declarou o coronel. Ainda de acordo com Frederico Pereira, esses militares estariam protegendo os outros integrantes da organização.

O coronel disse que o caso vai ser investigado pela Seccor, já que há possibilidade de haver outros integrantes da organização, que faltam ser presos. Alguns deles, inclusive, já foram identificados.

Ação criminosa

A polícia informou que cada integrante dessa organização tinha um papel a ser desenvolvido. A maioria da carga era oriunda de outro país e chegava à capital maranhense pelo mar. Os barcos com as cargas contrabandeadas atracavam no porto, onde havia pessoas esperando para colocá-las em caminhões, e logo depois eram comercializadas na Ilha e no interior do estado.

Vila Esperança

O tenente-coronel Harlan Nascimento informou que durante esse cerco policial encontrou grande quantidade de cigarro e bebida dentro de um galpão, na Vila Esperança. Há informações de que o local servia de esconderijo de carga roubada por essa organização criminosa.

Todo o produto foi apreendido e vai ser periciado pela Polícia Civil. “A polícia está investigando, e as pessoas envolvidas nessa ação criminosa devem ser identificadas. É possível que outros produtos sejam apreendidos”, disse Harlan Nascimento.l

“Não há lugar na corporação militar para esse tipo de pessoas”.

Coronel Frederico Pereira, comandante da Polícia Militar

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.