Eleições 2018

Rodrigo Maia defende nome de Luciano Huck na disputa presidencial

Para presidente da Câmara Federal, há uma avenida sem carros para qualquer que decidir entrar na disputa pela sucessão de Michel Temer

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Luciano Huck tem sido estimulado a entrar na disputa presidencial.
Luciano Huck tem sido estimulado a entrar na disputa presidencial. (Luciano Huck)

BRASÍLIA - Há uma "avenida aberta sem carros na frente" para todo mundo que irá participar do processo eleitoral neste ano, afirmou o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ao ressaltar o papel que o apresentador Luciano Huck teve nos últimos tempos, estimulando os eleitores. Maia afirmou que Luciano "seria um ótimo candidato". Nesta manhã, Rodrigo Maia participou de um café da manhã com jornalistas, em Brasília.

O presidente da Casa afirmou que á duas grandes mudanças políticas em curso: o fim do ciclo PT-PSDB e a volta de setores médios querendo participar do processo eleitoral. "E o Luciano teve um papel importante em estimular essas pessoas. Apesar de haver um índice de renovação alto nas eleições, a renovação ainda se dá pelo mesmo tipo de perfil. Esse trabalho que o Luciano fez pode ajudar muito. A participação dele já está colocada", afirmou.

O trabalho feito por Huck pode ter um peso importante nas urnas, segundo Maia, que diz esperar que ele continue mobilizando os segmentos da sociedade durante o processo eleitoral. Sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado em segunda instância no caso sobre o tríplex do Guarujá, Rodrigo Maia disse que o petista já está fora do debate presidencial.

Maia teceu elogios ao deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) e disse que houve um trabalho "bem feito" do parlamentar na área de segurança. "Admiro a capacidade dele de se reinventar na política", disse.

Durante o café, Maia confirmo ainda que a votação no Congresso do decreto de intervenção na segurança do Rio de Janeiro deve ocorrer na próxima semana, o que vai atrapalhar o calendário de votação da reforma da Previdência. Ele afirmou, no entanto, que é "difícil" adiar o início da discussão do texto da PEC da Previdência para março, porque os deputados já estão pensando em eleições. Reforçou ainda que a última semana de fevereiro é o melhor momento para tentar votar a proposta.

Luciano Huck decidiu. O apresentador confirmou à coluna da jornalista Sonia Racy na tarde de quinta-feira (15/2), que não será candidato à Presidência da República. "Não serei candidato mas não quero falar mais sobre o assunto agora. Preciso digerir a decisão", disse.

Na quinta-feira passada, Huck havia jantado com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Depois do encontro, o tucano afirmou que o apresentador estava "considerando" se lançar na disputa.

Àquela altura, movimentos como RenovaBR, Agora!, Vem Pra Rua, Frente Favela Brasil e Livres preparavam um encontro com o apresentador para um "debate sobre a renovação da política nacional". Na prática, significaria mais um estímulo ao projeto presidencial de Huck.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.