Vida

9 dicas para começar 2018 com o organismo saudável

De acordo com o médico e nutrólogo maranhense Reges Sales Jr., não há mágica ou receitas mirabolantes: a resposta está no intestino e fígado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Pratique atividades físicas; podem ser caminhada, dança, natação
Pratique atividades físicas; podem ser caminhada, dança, natação (corrida)

Você sabe qual a melhor maneira de desintoxicar o organismo dos excessos cometidos durante as festas de final de ano? A resposta está no fígado e no intestino, os órgãos responsáveis por realizar a “limpeza” necessária para manter o corpo saudável.

De acordo com o médico e nútrologo maranhense Reges Sales Jr., “não há mágica ou receitas mirabolantes: procure oferecer ao seu corpo o arsenal nutricional de que ele necessita para varrer toxinas que possam ter se acumulado devido aos exageros das últimas semanas”.

Segundo ele, de nada adianta iniciar um processo de destoxificação sem ter isso em mente. “A base de uma destoxificação saudável e eficaz é focar naquilo que o fígado e o intestino precisam para ter o melhor desempenho possível”, esclarece o nútrologo.

O nútrologo reforça ainda que, embora no início de cada novo ano haja uma corrida para recuperar o corpo dos exageros cometidos, é preciso manter o padrão de qualidade nutricional e física diariamente.
“Trata-se de rever hábitos de vida e levar o aprendizado para a prática não apenas no início de um novo ano, mas por todos os 365 dias à frente”, ressalta ele.

DICAS

1. Aumente a ingestão de água para auxiliar os órgãos como intestino, fígado e os rins a fazerem seu trabalho e eliminarem as impurezas.
2. Pratique atividade física. Vale desde uma caminhada de 30 minutos pela praia, até dança, natação, corrida e musculação.
3. Priorize a ingesta de legumes, verduras e frutas da estação. Esses alimentos, além de serem considerados benéficos à saúde, por terem sua safra neste período, apresentam uma série de vantagens, como custo menor e maior qualidade nutricional.
4. Inclua na alimentação o consumo de fibras - encontrada em aveia, frutas e vegetais frescos. É importante para bons movimentos intestinais regulares.
5. Alimentos como alho, limão, abacaxi, cúrcuma, pimenta preta e vermelha, gengibre, clorofila, agrião, brócolis, couve, cebola, chá verde são alimentos aliados na destoxificação.
6. Evite as carnes gordurosas, produtos lácteos e óleos vegetais hidrogenados presentes em muitas margarinas e alimentos processados e por exemplo.
7. Evite os alimentos industrializados que contêm aditivos artificiais, como edulcorantes, corantes, aromas e conservantes também devem ser evitados
8. O álcool e a cafeína, ambas consideradas bebidas “estressantes” do fígado, devem ser evitados ou moderados também.
9. E o mais importante: para desintoxicar o organismo, fuja daqueles sucos prontos que vêm com a proposta de “detox”. Por serem industrializados, contêm uma série de ingredientes que são artificiais e nocivos ao organismo, como conservantes, corantes e outros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.