Ação criminosa

Furto de cabos deixa moradores do Centro inseguros

Moradores de ruas seriamos responsáveis pelas ações criminosas, flagrados por câmeras de seguranças na frente de residências na área

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Fios de telefone, internet e telefone estão sendo furtados
Fios de telefone, internet e telefone estão sendo furtados (fogos)

Fios de telefone, energia e internet estão sendo levados por moradores de rua no centro de São Luís. Os casos de furto de fios de cobre estão ocorrendo principalmente nas ruas da Alegria e Viana Vaz, cujas ações criminosas já foram identificadas por meio de câmeras instaladas na frente de residências.

Durante a semana que passou, mais um caso aconteceu. Andarilhos furtaram fios de uma caixa de telefone e de internet, prejudicando moradores da rua inteira, entre eles Ronaldo Silva de Holanda. Ele contou que ficou sem usar a linha telefônica da sua residência, assim como também a rede de conexão de internet.

O morador destacou ainda que, além do furto dos fios, muitas pessoas já sofreram com furto de objetos pessoais. “Outro dia, uma menina entrou na minha garagem gritando, e ela dizia que um homem queria abusá-la”, disse Ronaldo Silva. O morador, que possui um estabelecimento comercial, contou que já sofreu diversas tentativas de assalto, tendo que colocar câmeras de segurança em sua loja e reforçar as portas.

A Cemar informou, em nota , que as situações de furto de cabos elétricos podem ser denunciadas por meio do site da Cemar. Depois de registrada a denúncia, a Cemar encaminha equipes para as inspeções conforme prevê a legislação do setor elétrico e, comunica ao Departamento de Defesa dos Serviços Delegados - Seic para as devidas investigações e penalidades criminais.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) informou que, por meio da Delegacia de Roubos e Furtos, investiga esses casos, quando são registrados. Reforçou ainda a importância dos órgãos responsáveis por esses setores notificarem as ocorrências para que seja mapeada a mancha criminal com este tipo de registro.

SAIBA MAIS

Quem for pego furtando cabos da rede elétrica pode ser preso por furto qualificado e o comprador do material, pode ser preso pelo crime de receptação, que é punível conforme prevê o Código Penal Brasileiro. De acordo com o artigo 180 da legislação, a pessoa que adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime pode ser presa, tendo de um a quatro anos de além de ter de pagar multa. Se todas essas ações forem feitas com o intuito de obter vantagens comerciais, a pena aumenta e a prisão varia de três a oito anos. Tratando-se de bens e instalações do patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista, a pena prevista pelo código penal será aplicada em dobro no infrator.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.