Corrida de rua

Brasileiros tentam voltar ao topo na 93ª Corrida de São Silvestre

Mesmo com favoritismo dos africanos, os corredores do Brasil de destaque, como Giovani dos Santos, tentam título da tradicional corrida

Gazetapress

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Giovani dos Santos e Franck Caldeira na coletiva de imprensa da 93º Corrida Internacional de São Silvestre
Giovani dos Santos e Franck Caldeira na coletiva de imprensa da 93º Corrida Internacional de São Silvestre (GIOVANI DOS SANTOS CORRIDA )

São Paulo(SP)A 93ª Corrida Internacional de São Silvestre irá acontecer neste domingo (31) e será mais uma oportunidade para corredores profissionais e amadores superarem desafios e participarem da tradicional prova que acontece desde 1925. Nesta edição, o Brasil terá alguns dos principais nomes do país, como Giovani dos Santos e Tatiele de Carvalho, para tentar quebrar a hegemonia dos africanos que dura desde 2011 na prova masculina e desde 2007 na feminina, quando apenas etíopes e quenianos terminaram na primeira colocação.

A hegemonia dos atletas africanos é uma das mais longas desde o surgimento da prova. Pelo lado feminino, o momento atual só não é pior se comparado com a abertura da competição para as mulheres, em 1975. Na ocasião a vencedora foi a alemã Christa Vahlensieck e a "seca" brasileira terminou exatos vinte anos depois, quando Carmen Oliveira se tornou a primeira mulher do Brasil a ganhar o troféu de primeiro colocada da prova.

Já no lado masculino o período sem um vencedor brasileiro é menor, porém o domínio do país anfitrião começou a ser fortemente ameaçado pelos quenianos, que ganharam 15 vezes nos últimos 25 anos. No entanto, mesmo com a presença constante dos africanos no mais alto lugar do pódio, o Brasil acredita num ótimo desempenho de Giovani dos Santos já que garantiu um lugar no pódio nas últimas seis edições e vem embalado pelo hepta na Volta Internacional da Pampulha.

A prova deste ano teve mudanças no percurso visando aumentar a área de dispersão. O primeiro deles é na largada, que desta vez será próximo à Rua Frei Caneca, à frente do local do ano passado. Já a oura mudança foi no Centro, na região do Largo o Arouche. Com isso, saíram do percurso as ruas Sete de Abril e Dr. Bráulio Gomes. O percurso de 15 km foi implantado em 1991.

Mais – Categorias

É importante ressaltar que a 93ª Corrida Internacional de São Silvestre será mais uma vez dividida em seis categorias: Atletas Cadeirantes; atletas com Deficiência; atletas de ELITE A; atletas de ELITE B; atletas Pelotão C e atletas Pelotão Geral.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.