Saúde

Unidade do Sesi leva à indústria o atendimento odontológico

Atividade é realizada no próprio local de trabalho e dispõe de todos os equipamentos, materiais e profissionais necessários para um atendimento de qualidade para o funcionário

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Atendimento é feito na empresa, facilitando para o trabalhador
Atendimento é feito na empresa, facilitando para o trabalhador (Sesi)

Instalada desde o mês passado na indústria de bebidas Psiu, localizada na BR-135, em São Luís, a Unidade Móvel Odontológica do Serviço Social da Indústria do Maranhão (Sesi-MA) prossegue até o fim de dezembro o atendimento aos trabalhadores da empresa. Já foram atendidos dezenas de industriários, mas a meta é alcançar, no mínimo, 70% dos trabalhadores até o fim do ano.

“O Sesi tem disponibilizado unidades móveis, a fim de que atendimentos aos industriários sejam realizados nos locais de trabalho. Nosso objetivo é levar mais qualidade de vida e saúde aos trabalhadores das indústrias do Maranhão”, disse a superintendente regional do Sesi, Roseli Ramos.

Segundo a superintendente, o atendimento nas empresas tem ajudado a evitar deslocamentos do trabalho por longos períodos e ainda a reduzir o número de afastamentos por motivo de doença ligados à saúde bucal. “É bom para as empresas e para os trabalhadores, pois as unidades móveis do Sesi permitem que a entidade ajuste o atendimento ao dia a dia da indústria, para que todos tenham acesso aos serviços de saúde, sem prejudicar a rotina de trabalho”.

Planejamento
A iniciativa obedece a um planejamento estruturado, de acordo com as características da empresa e a demanda dos seus trabalhadores. No Maranhão, o Sesi realizou, em 2017, visita a indústrias e empresas como a Granorte, Sabor e Aroma e outras 7 indústrias de panificação com a unidade móvel de odontologia, atendendo centenas de industriários.

“Na Psiu, o atendimento foi tão bom que solicitamos ao Sesi que estendesse a permanência da unidade móvel na empresa até o fim do ano, pois nossos empregados trabalham por turno e queremos que todos usufruam dos serviços”, afirmou Carlos Reis, coordenador do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Psiu.

A gerente da Unidade Sesi de Segurança e Saúde no Trabalho, Adriana Sabatini, explicou que a unidade dispõe de todos os equipamentos, materiais e profissionais necessários para um atendimento de qualidade e biossegurança. “O trabalhador e/ou seu dependente é avaliado pelo dentista e já recebe o orçamento do tratamento dentário. Caso tenha interesse, agenda e inicia o tratamento em clinica básica nas instalações da empresa, podendo dar continuidade em outras especialidades odontológicas na clínica fixa do Sesi, o pagamento poderá ser realizado pelo trabalhador ou pela empresa cliente”, disse.

Antes do atendimento, o Sesi também realiza, na indústria, ações educativas de promoção à saúde bucal. Além do tratamento dentário, a entidade desenvolve palestras e oficinas práticas, que auxiliam na sensibilização e conscientização por parte dos empresários e também do trabalhador.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.