É Natal

Musical e missas marcam a véspera de Natal no Centro

Companhia Barrica leva a “Natalina da Paixão” para a Feirinha São Luís, na Praça Benedito Leite e atrai turistas e ludovicenses; padre Heitor Moraes celebra a última missa do Advento, na Igreja de São João, no centro da capital

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

Muita gente não se deu conta, mas a Feirinha São Luís da Praça Benedito Leite, no centro Histórico de São Luís, funcionou normalmente no sábado, animando a véspera do Natal em uma das áreas de maior fluxo turístico de São Luís. O destaque da edição, no entanto, foi a apresentação do musical “Natalina da Paixão”, que chamou a atenção de consumidores e, principalmente, de turistas, deixando a véspera do Natal com uma atmosfera propícia.

No palco, os cantores Inácio Pinheiro e Roberto Brandão entoavam o repertório cristão, com letras autorais da Companhia Barrica. Embaixo, os bailarinos executavam passos, sendo os homens vestidos como “Cristinas de Jesus” e as mulheres, como os “Patriarcas do Povo de Deus”.

O musical foi um ‘prato cheio’ para os turistas. Alguns, hospedados no Grand São Luís Hotel, ali perto, deram um “pulinho” na feira e foram surpreendidos pela originalidade do Natal maranhense. A apresentação, conduzida por José Pereira Godão, diretor artístico da Companhia Barrica, conquistou pelo lirismo e delicadeza do bailado. Ao mesmo tempo, foi uma sugestão de confraternização para quem estava na praça. “Nunca vi nada igual. É muito lindo”, disse Carmélia Farias, turista do Rio Grande do Sul, enquanto filmava toda a apresentação com seu celular.

A Natalina
O musical intitulado “Natalina da Paixão”, criado pela Companhia Barrica, envolve rituais, danças e ritmos dos festejos de Natal. São cânticos e canções em gêneros como marchinhas, valsas, chorinhos, chorados, baiões, guarânias, minas e outras batucadas de cordões de “Reis”, “Pastores” e “Pastorais”.

As indumentárias são chambres brancos, adornados com flores, medalhas e fitinhas santas. Os bailarinos carregam um cajado enfeitado com flores e frutos de plástico.

Missa do Advento
Enquanto muita gente apreciava as delícias da Feirinha São Luís e conferia o espetáculo da Companhia Barrica, outros assistiam à missa celebrada pelo padre Heitor Moraes, na Igreja de São João, também no Centro Histórico. Foi a última missa do Advento. Segundo o padre, o tempo do Advento é constituído de quatro semanas e a quarta semana coincidentemente caiu no dia 24, já celebrado à noite, com a vigília de Natal.

“Logo, nas missas matutinas e vespertinas, antes do por do sol, celebramos o quarto domingo do tempo do Advento. Com o entardecer, depois das primeiras vésperas do Natal, celebramos a noite da vigília, com uma reflexão sobre a mudança de vida, entre outras coisas, para acolhermos o Menino Jesus. É o que exatamente chamamos de Missa do Galo. Já em 25 de dezembro, a Igreja celebra a solene natividade de Jesus, que estendemos por oito dias, o que chamamos de oitava de Natal, indo até o primeiro dia do ano”, disse o padre Heitor Moraes.

Conforme o padre Heitor Moraes, a tradicional Missa do Galo foi celebrada ontem, às 18h, na Igreja de São João, e hoje haverá a Missa do Natal, às 11h30.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.