Homenagens

Festa de Santa Luzia é realizada na Alemanha

Festejo acontece há 43 anos em cumprimento de promessa e de 1º a 14 de dezembro tem vasta programação; ontem teve o tradicional almoço de Santa Luzia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

Uma grande festa foi realizada na Rua 4, no bairro Alemanha, ontem, em comemoração ao encerramento do festejo de Santa Luzia, conhecida como a santa protetora dos olhos. A festa é realizada todos os anos, há 43 anos, sendo passada de geração em geração, tendo como responsável Jucilene Campos Teixeira, que cumpre uma promessa feita por sua família.

Todo o festejo é realizado entre os dias 1º e 14 deste mês, com atrações diárias, como shows ao vivo de diversos ritmos, entre eles reggae, serestas e danças, como o Tambor de Crioula, além de ladainhas. Ontem, às 6h, foi realizada missa de alvorada, com participação de fieis. O dia seguiu com vasta programação. Com doações feitas pela comunidade, aconteceu o tradicional almoço do festejo de Santa Luzia.

Finalizando o dia, às 17h aconteceu a caminhada com a imagem da santa. São esperadas cerca de quatro mil pessoas. Para concluir o festejo, hoje, ocorre a derrubada do mastro, com sorteio de objetos depositados pelos fieis durante todo o período festivo, entre eles, bebidas alcóolicas (vinhos, cachaça), frutas e objetos decorativos.

Dificuldades
O festejo faz parte também de uma grande mobilização da comunidade do bairro Alemanha e de outros bairros, e a festa recebe grande quantidade de pessoas. Jucilene Teixeira, a principal organizadora do festejo conta que é gratificante realizar todos os anos uma grande festa para a santa, entretanto, acredita que as dificuldade deveriam ser amenizadas, por se tratar de algo que ao longo do tempo tomou uma grande proporção. Ela acredita que os poderes públicos deveriam ter um olhar para a comunidade e para a festividade realizada.

“Faço isso todos os anos pela comunidade, porque já faz parte de todos nós, mas precisamos de uma ajuda, porque a burocracia é muito grande”, conta Jucilene Teixeira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.