Descaso

Falta de cuidados deixa Praça da Alegria suja

Logradouro está com aspecto de abandono por causa do lixo espalhado por todos os lados e a grama seca, sem manutenção; quem passa no local reclama do descaso do poder público e da população

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

[e-s001]Reformada há pouco mais de dois anos por meio do programa PAC Cidades Históricas, a Praça da Alegria, localizada na Rua de Santana, no Centro de São Luís, está apresentando sérios sinais de descaso, como lixo jogado por toda a sua extensão, plantas e grama secos.

A Praça da Alegria, que estava degradada e invadida pelo comércio informal, foi totalmente restaurada em 2015, permitindo à população voltar a utilizar um espaço de fruição paisagística e de enorme importância para a memória da cidade. O investimento foi de R$ 865,7 mil, em obra realizada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
(Iphan) e financiada pelo programa PAC Cidades Históricas.

A atual realidade, porém, tem causado incômodo a quem passa por ali, como o servidor público João Sousa, de 53 anos. “Eu estava falando agora há pouco com a minha esposa que essa grama está toda seca. A praça está muito descuidada. Precisa de um pouco mais de atenção”, enfatizou.

Ele relembrou ainda de sua época de infância, quando passava por ali. “Lembro de quando criança sempre vinha por aqu, e a realidade era outra. Isso tem muito a ver com as pessoas ajudarem a manter esse tipo de bem público cuidado, molhar as plantas e jogar lixo no local ideal”, concluiu.

Outra a criticar a situação foi a dona de casa Marília Carvalho, de 32 anos. “Essa praça está totalmente abandonada. Mas o maior erro é das pessoas que jogam lixo fora da lixeira, transformando isso meio que em um lixão a céu aberto. Quanto à grama, acho que estão esperando o inverno chegar de novo, que está perto, para que volte a esverdear”, disse.

[e-s001]A aposentada Tereza de Jesus da Silva, de 65 anos, disse que ali falta de tudo. “Aqui só não falta gente mal-educada. Está faltando o poder público cuidar um pouco mais da praça, da população se empenhar em cuidar desse espaço e dos mal-educados deixarem de jogar lixo onde não deve”, frisou.

O Estado entrou em contato com a Prefeitura de São Luís para tratar das medidas que estão sendo tomadas para manutenção daquela praça e quanto ao acúmulo de lixo mas, até a conclusão desta edição não obteve retorno.

SAIBA MAIS

Ao longo dos anos, a Praça da Alegria recebeu outros nomes: Praça Sotero dos Reis (1868), Praça Colombo (1890), Praça 13 de Maio (1929), Praça Saturnino Bello (1951) e Praça Coronel Manuel Inácio (1963). A população, teimosamente, continuou a chamá-la de Praça da Alegria. No centro da praça, funcionou, por muitos anos, o Jardim de Infância Dom Francisco, um dos primeiros da cidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.