Oportunidade

Prazo para inscrição de concurso da PM termina amanhã

Após a suspensão na emissão do boleto, candidatos tiveram acesso ao documento desde segunda-feira, 27; certame está oferecendo 1.214 vagas

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Estudantes em curso preparatório para o concurso da PM
Estudantes em curso preparatório para o concurso da PM (estudo / curso / concurso PM)

SÃO LUÍS - O prazo de pagamento de inscrição do concurso para o preenchimento de 1.214 vagas na Polícia Militar do Maranhão (PM) termina amanhã, 30. A data está prevista em edital, após retificação divulgada pelo Governo do Maranhão e pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), organizadores do certame. Em São Luís, candidatos intensificam a rotina de estudos antes da prova, que deverá ocorrer no dia 17 do próximo mês.

A data para quitação da taxa de inscrição (R$ 100 para nível médio e R$ 150 para nível superior) esteve ameaçada de mudança, após a suspensão na emissão do boleto por alguns dias. O Cebraspe, em comunicado no site oficial, informou no dia 21 deste mês, que o documento seria “disponibilizado em data oportuna”. Na segunda-feira, 27, candidatos começaram a receber, em seus e-mails, avisos de que o boleto já estava disponível.

Em nota encaminhada a O Estado na semana passada, o Governo informou que o problema técnico que impossibilitou a emissão do boleto foi causado “pela instituição bancária”. Questionado, o Governo não deu mais detalhes sobre as razões da falha.

A indefinição, até a semana passada, sobre o prazo de pagamento da inscrição é apenas mais um dos problemas relatados pelos próprios candidatos de falta de organização do concurso da PM, um dos mais aguardados pela população nos últimos anos. Além das mudanças no período de inscrições, a data de realização das avaliações também foi alterada. Inicialmente, as provas estavam marcadas para acontecer no dia 28 de janeiro do ano que vem. Depois, sem justificativa oficial, o Cebraspe e o Governo mudaram a data para o dia 21 de janeiro de 2018. Por fim, em retificação publicada no dia 10 deste mês no site do Cebraspe, a data do concurso foi modificada pela terceira vez.

Por causa destas mudanças, candidatos e cursinhos tiveram que fazer adequações em suas rotinas de estudos. Em um cursinho situado no bairro Cohama, por exemplo, a distribuição das aulas durante a semana sofreu alteração. Até a mudança para o dia 17 do próximo mês, a direção do empreendimento havia marcado três aulas por semana para cada turma preparatória. Com a alteração na data de aplicação das provas, os alunos estão tendo que se submeter a cinco aulas por semana. A partir de dezembro, serão dadas aulas aos sábados.

Alunos

O candidato Raimundo Neto, que deseja uma das vagas para soldado no concurso da PM, reclamou das constantes mudanças na programação do seletivo. “Atrapalha sim, a gente inclusive ainda está em dúvida se as provas serão mesmo no dia 17”, disse.

Vagas

O Governo oferece 43 vagas para o cargo de 1º Tenente, que exige graduação em Odontologia, Medicina, Medicina Veterinária ou Psicologia e outras 1.171 vagas para soldado (com exigência em Nível Médio).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.