Libertadores

A um empate do tri, Grêmio encara o Lanús na Argentina

Em busca do seu terceiro título na Copa Libertadores, o time gaúcho duelo com os argentinos, na noite de hoje, no estádio Lá Fortaleza, na grande decisão

Gazetapress

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Ônibus com a delegação do Grêmio foi cercado por torcedores antes do embarque em Porto Alegre
Ônibus com a delegação do Grêmio foi cercado por torcedores antes do embarque em Porto Alegre (ONIBUS GREMIO )

Lanús - A grande final da Copa Libertadores da América chegou. Nesta quarta-feira, o Grêmio enfrenta o Lanús, no estádio La Fortaleza, na Argentina, em busca do tricampeonato da competição. Como venceu o primeiro confronto por 1 a 0, o time brasileiro precisa apenas de um empate para conquistar pela terceira vez o torneio continental.

O Grêmio tenta quebrar um tabu de nunca ter conquistado uma Libertadores enfrentando um argentino na final. Em 1984, o algoz foi o Independiente, de Avellaneda (ARG). Em 2007, o Boca Juniors venceu as duas partidas da final contra o Tricolor. Contudo, em nenhuma destas decisões, o time gaúcho havia saído em vantagem como nesta. O Grêmio também tenta melhorar o histórico de decisões entre brasileiros e argentinos, que é amplamente favorável para os hermanos. Das 13 finais, o Brasil levou a melhor apenas quatro vezes e a única vez que conquistou o troféu como visitante foi com o Santos, de Pelé, em 1963.

Com base no retrospecto das equipes nesta Libertadores, o confronto deve ser equilibrado. Na fase de mata-mata, o Grêmio está invicto atuando fora de casa, com duas vitórias e um empate. Já o Lanús, nesta mesma fase, venceu todas os seus jogos. O último deles foi a virada histórica contra o River Plate. Após estar perdendo por 2 a 0, o time grená fez quatro gols e garantiu a classificação para a final.

O técnico Jorge Almirón, do Lanús, vai ter a ausência do zagueiro Diego Braghieri, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Para a posição, o treinador grená faz mistério. A dúvida é entre zagueiro Marcelo Herrera e o meia Nicolás Aguirre. Caso opte pelo defensor, ocorrerá uma troca direta entre Braghieri e Herrera. Contudo, o time argentino tem uma equipe que costuma tocar bastante a bola e sair com ela na defesa, algo que o zagueiro substituto não teria tanta habilidade. Por isso, Almirón não descarta a entrada do meia Nicolás Aguirre na equipe. Assim, Nicolás Pasquini iria para a lateral esquerda e Maximiliano Velázquez atuaria na zaga.

O Grêmio terá o desfalque do zagueiro argentino Walter Kannemann. O jogador recebeu o terceiro cartão amarelo na primeira partida da final e cumpre suspensão automática. O jurídico gremista até tentou anular o cartão, já que o clube entendeu que a punição foi aplicada injustamente. Contudo, a Conmebol não aceitou o pedido. O defensor Bressan será o substituto na zaga. O restante da equipe será a mesma que enfrentou o Lanús no primeiro desafio na Arena.

FICHA TÉCNICA
LANÚS-ARG X GRÊMIO-BRA

Local: Estádio La Fortaleza, em Lanús (Argentina)
Data: 29 de novembro de 2017, quarta-feira
Horário: 21h45 (horário de Brasília)
Árbitro: Enrique Cáceres (PAR)
Assistentes: Eduardo Cardozo (PAR) e Juan Zorrilla (PAR)

LANÚS: Andrada; José Gómez, Guerreño, Marcelo Herrera (Nicolás Aguirre) e Maxi Velázquez; Marcone, Pasquini, Román Martínez, Alejandro Silva e Lautaro Acosta; José Sand
Técnico: Jorge Almirón

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Bressan e Bruno Cortez; Jailson, Arthur, Ramiro, Luan e Fernandinho; Lucas Barrios
Técnico: Renato Portaluppi

Mais – Vencedores da Libertadores

Independiente (ARG) 7
Boca Juniors (ARG) 6
Peñarol (URU)5
Estudiantes (ARG) 4
Nacional (URU) 3
Olimpia (PAR) 3
River Plate (ARG) 3
São Paulo (BRA) 3
Santos (BRA) 3
Atl. Nacional (COL) 2
Cruzeiro (BRA) 2
Internacional (BRA) 2
Grêmio (BRA) 2
Argentinos Jrs. (ARG) 1
Atlético-MG (BRA) 1
Colo Colo (CHI) 1
Corinthians (BRA) 1
Flamengo (BRA) 1
Once Caldas (COL) 1
Palmeiras (BRA) 1
Racing (ARG) 1
San Lorenzo (ARG) 1
Vasco (BRA) 1
Vélez Sarsfield (ARG) 1
LDU (EQU) 1

================

TÍTULOS POR PAÍS

Argentina 24
Brasil 17
Uruguai 8
Colômbia 3
Paraguai 3
Chile 1
Equador 1

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.