Ninho tucano

PSDB fica sem comando no Maranhão até o início de dezembro

Como não foi realizada convenção estadual para escolha do novo diretório no estado e com o fim da comissão interventora, ninho tucano não tem direção até que uma comissão provisória seja escolhida pelo comando nacional

Carla Lima/Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Senador Roberto Rocha, que tem total apoio da direção nacional, ganha mais uma etapa da batalha interna com o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão
Senador Roberto Rocha, que tem total apoio da direção nacional, ganha mais uma etapa da batalha interna com o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão (Roberto Rocha com lideranças)

O PSDB do Maranhão não existe, na prática, após decisão da direção nacional de extinguir a comissão interventora criada no fim de outubro. Essa foi a resposta do presidente nacional em exercício, Alberto Goldaman, ao pedido de reconsideração do ex-presidente estadual tucano, Carlos Brandão.

Explicando todo imbróglio da situação do ninho tucano maranhense: o ex-prefeito Sebastião Madeira entrou com pedido de intervenção no diretório do Maranhão, o que foi concedido pelo então presidente nacional do PSDB, senador Tasso Jereissati, que nomeou presidente da comissão de intervenção o também senador Roberto Rocha.

Comando o partido no Maranhão, Rocha suspendeu a convenção estadual da sigla, que deveria ser realizada em 11 de novembro, prazo estabelecido pelo comando nacional para que todos os diretórios dos estados escolhessem os membros da direção.

Diante disso, Carlos Brandão entrou com pedido de reconsideração da decisão de Jereissati, que foi analisado por Goldaman. Este decidiu que a comissão interventora deve deixar de existir e que como o diretório do Maranhão não realizou a eleição interna, também deixa de existir, de acordo com o que prevê estatuto tucano.

Ainda segundo a decisão de Alberto Goldman, uma comissão provisória deverá ser escolhida para o Maranhão pela direção nacional. Apesar de não citar data, a previsão é que seja anunciada até dia 9 de dezembro.

Com essa decisão, até o início do próximo mês, o PSDB no Maranhão está sem comando.

Novo presidente - Apesar do ex-presidente do PSDB do Maranhão ter divulgado o fim da comissão interventora como uma vitória no diretório nacional, na verdade, essa decisão somente confirma que Carlos Brandão realmente não comanda mais o ninho tucano no estado.

A vitória, já anunciada desde o início de outubro com a filiação de Roberto Rocha, é do senador maranhense. O pedido de intervenção teve o objetivo de evitar - dentro das regras do partido - a eleição interna já que Brandão e seus aliados estavam à margem do que havia determinado a direção nacional ao defender a manutenção e reedição da aliança com o PCdoB.

Com o objetivo alcançado, a direção nacional para escolher uma comissão provisória teria que destituir a comissão interventora. E isso foi feito.

Agora uma comissão provisória será escolhida e o presidente desta será o senador Roberto Rocha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.