Alerta

2ª Vara da Mulher faz exposição fotográfica sobre violência doméstica

Juíza Lúcia Helena Heluy diz que iniciativa tem por objetivo mostrar por meio de fotografias as situações de violência vividas pelas mulheres

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Bailarinos retratam cena de violência contra a mulher em fotografia
Bailarinos retratam cena de violência contra a mulher em fotografia ( Bailarinos retratam cena de violência contra a mulher em fotografia)

SÃO LUÍS - Como parte das atividades da projeto “Medidas protetivas de urgência: informar para conscientizar a mulher”, lançado segunda-feira,20, pela 2ª Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em São Luís, uma exposição fotográfica sobre violência contra a mulher será levada para os bairros. São fotografias de bailarinos masculinos e femininos do Ateliê Contemporâneo Cia da Música (Vinhais), retratando cenas de violência. As imagens foram captadas pela lente da fotógrafa Josy Lord, da Assessoria de Comunicação do Fórum.

A juíza titular da 2ª Vara da Mulher, Lúcia Helena Barros Heluy da Silva, disse que o objetivo da exposição é mostrar por meio de fotografias as situações de violência vividas pelas mulheres. Na unidade judiciária, que é específica para Medidas Protetivas de Urgência (MPU), desde sua instalação, em 12 de setembro deste ano, já foram concedidas mais de 600 novas medidas. Também recebeu 4.163 processos físicos (MPU) redistribuídos da 1ª Vara da Mulher que continuarão tramitando em suporte físico até sua conclusão. Na 1ª Vara, responsável pelo julgamento das ações penais referentes à violência contra a mulher, atualmente tramitam 4.507 processos.

A exposição fotográfica também ficará aberta ao público no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), nas salas de audiência da 1ª e 2ª Varas da Mulher. Os modelos fotográficos são os bailarinos Andressa Brandão, André Lima, André Gustavo, Alba Silva, Brunna Garcia, Caio Dourado, Dallyyla Amazzyymba, Gabriel Braga, Isabela Silva, Luana Barbosa, Mariana Melo, Mayanne Colares e Rebeca Carneiro. Na quinta-feira (23) pela manhã a exposição vai para a Assembleia Legislativa e à tarde,para o IFMA (Centro).

Ontem, a exposição fotográfica itinerante foi levada para o Anjo da Guarda (Área Itaqui Bacanga), às 15h. No bairro, a juíza da 2ª Vara da Mulher e a equipe da unidade judiciária participaram de roda da conversa “Famílias unidas pela paz em casa”, sobre as principais medidas protetivas de urgência, tipos de violência, o ciclo da violência, entre outros temas, no auditório do Centro de Saúde Clodomir Pinheiro Costa (Av. Odilo Costa Filho). O público-alvo dessa atividade são as famílias atendidas pelos Centros de Referência (CREAS/CRAS) da Prefeitura de São Luís e rede local. Hoje, 22, a equipe vai para o Coroadinho e amanhã, 23, para o Centro de São Luís (auditório do IFMA – Rua dos Afogados), sempre às 15h.

Paz em casa

O projeto Medidas protetivas de urgência: informar para conscientizar a mulher”, integra as atividades Justiça pela Paz em Casa, de 20 a 24 de novembro. O programa, uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é organizada no Maranhão pela Cemulher, que tem à frente a desembargadora Ângela Salazar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.