SÃO LUÍS - Marlene Barros, artista plástica maranhense, conhecida por lançar obras que chamam atenção de quem as aprecia lançou mais um de seus trabalhos. Desta vez, ela homenageia a escritora maranhense, Maria Firmina dos Reis.
Cerca de 14 obras foram colocadas nos pedestrais onde estavam bustos de intelectuais maranhenses na Praça do Pantheon, no Centro. Os bustos foram retirados desde 2005 pela Prefeitura de São Luís devido a atos de vandalismo.
Atualmente, o bustos estão no Museu Histórico e Artístico do Maranhão, localizado, na Rua do Sol, sob a guarda da Academia Maranhense de Letras(AML). Os bustos devem ser recolocados na praça após a reforma.
Reconhecimento
Segundo Marlene, a criação dos bustos foi motivada para chamar atenção dos vários trabalhos realizados por outras escritoras e artistas maranhenses que nunca receberam o devido reconhecimento. Ela observa que, dos 18 artistas reconhecidos, 17 são homens e apenas uma representa as mulheres, a escritora Maria Firmina.
A manifestação da artista ocorreu no encerramento da Mostra Aldeia Sesc Guajajaras de Arte. Uma das participantes do evento Julia Martins, diz que essa homenagem de Marlene Barros serve, não somente como protesto pelo reconhecimento das artistas, mas, também, para que as mulheres da atualidade se vejam como capazes de serem tão importantes quanto as de anos atrás.
Quem passava pela praça, ontem, parou para admirar as obras, como a estudante Mariana Bezerra. “Muitas vezes as mulheres não são reconhecidas, e essa homenagem é importante, principalmente para nós jovens conhecermos a história de Maria Firmina dos Reis”, disse.
Os bustos criados por Marlene Barros estarão hoje em exposição na 11º Feira do Livro de São Luís, que ocorrerá de 10 a 19 deste mês. A escritora Maria Firmina é patrona da Feira, que comemora centenário de sua morte.
Veja:
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.