Renalegis

Fecomércio/MA dará início a acompanhamento legislativo

Assessor da Confederação Nacional do Comércio (CNC) coordena reunião em São Luís para capacitar executivos, com vistas à implantação do sistema Rede Nacional de Assessorias Legislativas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Executivos da Fecomércio/MA e da CNC debateram as próximas etapas de implantação da Renalegis
Executivos da Fecomércio/MA e da CNC debateram as próximas etapas de implantação da Renalegis (Fecomércio)

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) deu mais um passo para a implantação do sistema Rede Nacional de Assessorias Legislativas (Renalegis). O assessor legislativo da CNC Reiner Leite coordenou uma reunião para capacitar executivos, com foco no alinhamento temático, ação parlamentar e processos legislativos. O encontro também deu continuidade ao treinamento para a instalação da assessoria legislativa em âmbito estadual, iniciada em setembro deste ano.
Naquele mês, Reiner Leite mostrou o objetivo e a importância do trabalho da Renalegis para as Federações do Comércio do País. Além disso, destacou as fases de implantação do sistema, com a capacitação de assessores, realização de diagnósticos dos casos legislativos locais e implantação de controle local.
Após a reunião, o assessor visitou a Assembleia Legislativa acompanhado do superintendente da Fecomércio-MA, Max de Medeiros, e da chefe da Assessoria de Comunicação da entidade, Jovanna Abreu. O objetivo foi conhecer o sistema de tramitação dos processos e projetos dentro da Casa legislativa. Eles foram recebidos pelo diretor geral da Mesa Diretora, Bráulio Martins, e pelo diretor de Tecnologia, Antônio Azevedo Neto, que se colocaram à disposição para viabilizar o procedimento de webservice pretendido pela Fecomércio, para a inserção das informações legislativas disponíveis no site da Assembleia.

Diagnóstico
“Esta segunda etapa é de diagnóstico e pesquisa dos projetos de lei de interesse para o comércio de bens, serviços e turismo em tramitação na Câmara Municipal de São Luís e na Assembleia Legislativa do Estado, visando a implantação do controle e acompanhamento dessas proposições”, explicou Max de Medeiros, que também representa a Federação na Renalegis.
Segundo Reiner Leite, após o conhecimento dos projetos que estão em tramitação, as informações serão repassadas para a base de dados da CNC, que reúne no Portal da Renalegis os temas de interesse que o Sistema Comércio acompanha no Poder Legislativo nos âmbitos federal, estadual e municipal. Nos próximos meses, o assessor retornará à Fecomércio-MA para o treinamento de acesso e administração do Portal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.