Dia dos Mortos

Comércio se prepara para o Dia de Finados em São Luís

Coroas e jarros com flores são os produtos mais procurados nos dias que antecedem a data; jazigos estão sendo limpos nos cemitérios da capital

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35

[e-s001]A dois dias do feriado do Dia de Finados, o comércio informal já se prepara para as vendas de artigos fúnebres. O movimento nos cemitérios, ontem, já era grande. No cemitério do Gavião, no Centro, e no Parque da Saudade, no Vinhais, os comerciantes informais demarcavam espaços para montar suas bancas e preparavam suas mercadorias. Segundo os vendedores, o Dia de Finados, 2 de novembro, é uma oportunidade para garantir dinheiro.

Coroas e jarros de flores são os produtos mais procurados nos dias que antecedem a data. Além disso, há também grande venda de velas e produtos decorativos, como a confecção de placas com dedicatórias aos entes queridos.

Joselma Ferreira confecciona todos os anos coroas de flores e contou que o período é esperado, pois é a época com maior número de vendas, que, segundo ela, estão começando a melhorar. “Espero que este seja um ano bom para vendas, diferente do ano passado. Não vendi quase nada”. Ela trabalha com confecção de flores manualmente e aceita encomendas, de acordo com a preferência dos clientes.

Além dos vendedores informais, outros aproveitam o período para também faturar. Nos cemitérios, o movimento de trabalhadores realizando limpeza dos jazigos já era grande. Há aqueles que trabalham há anos na limpeza, como Maria Raimunda Nunes, que trabalha na limpeza há mais de uma década.

[e-s001]Ela conta que durante todo o ano faz a manutenção dos jazidos, porém, nessa época o fluxo é bem maior. “O que para uns é uma época ruim, por causa da lembrança da perda, para nós é um momento em que ficamos alegres, pela possibilidade de ter uma ren­da a mais”, disse.

SAIBA MAIS

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) informa que o comércio de rua e os localizados nos shopping centers devem permanecer de portas fechadas na capital no dia 2 de novembro, feriado nacional do Dia de Finados. Já o comércio varejista de gêneros alimentícios (supermercados), conforme decisão firmada entre empregadores e empregados, por meio da Convenção Coletiva de Trabalho, poderá funcionar normalmente nesse dia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.