Arte

A arte do desenho realista pelas mãos de uma jovem maranhense

Usando a técnica de desenhos realistas, artista maranhense de São João dos Patos já expôs vários trabalhos e pretende mostrar suas obras na capital

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Alguns desenhos de Raíssa Dara da Silva Coelho
Alguns desenhos de Raíssa Dara da Silva Coelho

SÃO LUÍS- Dedicada a desenhos realistas, cuja técnica começou a desenvolver aos cinco anos de idade, a maranhense Raíssa Dara da Silva Coelho, de 20 anos, está chamando a atenção de muita gente. Ela começou fazendo apenas rabiscos e hoje apresenta um trabalho e já ilustrou inclusive uma enciclopédia infantil.

Raíssa Coelho mora em São João dos Patos, interior do Maranhão, e por enquanto ainda não trabalha profissionalmente, mas já fez algumas exposições de trabalhos. “Eu uso apenas lápis, papel e algodão para fazer os desenhos. Geralmente, faço por encomenda e o tempo que levo para finalizar depende do tamanho do desenho solicitado”, conta a artista.

Os trabalhos de Raíssa Coelho já viajaram para outros estados, a partir de encomendas. A idéia dela é continuar se especializando na área e realizar outras exposições, quem sabe até na capital. “Se surgir propostas, eu irei aceitar de pronto, pois quero que mais pessoas conheçam o meu trabalho”, afirma.

O Realismo foi um movimento artístico e literário surgido no final do século XIX na Europa, sendo que seu principal foco se deu na França, como uma forma de reação a outro movimento de mesmo molde chamado Romantismo. A ideia era dar mais realismo, literalmente falando, tanto às manifestações artísticas como também aos textos literários, para que o resultado fosse sempre o mais fiel possível à realidade e para que conseguisse captar fielmente o que de fato acontecia.

No que diz respeito às paisagens e aos retratos, o desenho realista também busca sempre mostrar as coisas realmente como elas são, sem “melhorar” nada, dando ao espectador a noção do que realmente estava ali, diante dos olhos do artista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.