Câmara Municipal de SL

Iniciada tramitação de prestação de contas de ex-prefeitos de SL

Dos 31 processos, 13 foram encaminhados na manhã desta segunda-feira, 23, a Comissão de Orçamento da Casa

Carla Lima/Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Vereadores julgarão contas de ex-prefeitos de São Luís
Vereadores julgarão contas de ex-prefeitos de São Luís (Câmara de São Luís)

Os processos com a prestação de contas dos ex-prefeitos de São Luís, Gardênia Gonçalves, Conceição Andrade e Jackson Lago já começaram a tramitar na Câmara Municipal. Os documentos foram encaminhados na manhã desta segunda-feira, 23, Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e de Orçamento para parecer.

No total existem 30 processos a serem julgados pela Casa. Na sessão da manhã desta segunda-feira, 23, foram encaminhadas 13 prestações de contas que já estão com o parecer no Tribunal de Contas do Estado (TCE) para a CCJ e Comissão de Orçamento. Os vereadores julgarão, em breve, se aprovam ou não as contas dos ex-prefeitos.

As comissões têm até 15 dias para apresentação dos pareces para votação em plenário.

O julgamento das prestações de contas dos ex-prefeitos ocorrerá na Câmara após 30 anos. A decisão para colocar em pauta esses julgamentos ocorreu após acordo firmado entre o Legislativo Municipal, o Ministério Público Estadual (MP) e Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ) por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado no início de 2017.

Mais

Pela legislação, o TCE dá um parecer prévio a respeito dos números, mas cabe ao Legislativo dar a palavra final sobre eles. A partir do momento em que esse parecer prévio do TCE chega à Câmara Municipal, a Comissão Orçamento, Finanças, Planejamento e Patrimônio Municipal passa a deliberar tanto a respeito do parecer quanto das contas do Executivo. Nesse processo, o colegiado pode ou rejeitá-los ou aprová-los ou, ainda, aprová-los com ressalvas. A decisão da comissão ganha forma de um Projeto de Resolução, que será submetido à análise do Plenário da Câmara.

Após a aprovação pelo Plenário da Câmara, o Projeto de Resolução é encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça, Legislação, Administração e Assuntos Municipais para a elaboração e a votação da proposta de redação final. Terminado este processo, a Resolução é promulgada pela Câmara, que informa ao TCE a decisão do Plenário a respeito do parecer prévio e das contas do Executivo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.