Sem pressão

Fufuca dá aval para Wellington manter-se na bancada de oposição

Deputado federal e presidente estadual do PP, André Fufuca afirma que partido respeita as várias correntes ideológicas do quadro

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
André Fufuca é presidente estadual do PP
André Fufuca é presidente estadual do PP (André Fufuca)

O deputado federal André Fufuca, presidente estadual do Partido Progressista (PP), sugeriu ontem, a O Estado, aval para que o deputado estadual Wellington do Curso mantenha postura de oposição em relação ao Governo do Maranhão na Assembleia Legislativa.

Fufuca aproximou o PP do Governo, após conseguir indicar para a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, Heverton Rodrigues Pereira. Wellington, por outro lado, único membro da legenda no Legislativo Estadual, tem elevado críticas ao governador Flávio Dino (PCdoB).

A aproximação do PP com o Executivo e a postura de Wellington em relação a Dino, provocou uma situação de divergência política na sigla. Para André Fufuca, contudo, trata-se de uma liberdade democrática dada aos membros do partido.

“O partido é democrático, há várias correntes com ideologias e pensamentos diferentes. Respeitamos o pensamento de todos”, disse.

Ontem, Wellington afirmou não ter recebido qualquer orientação do comando do partido. Ele disse que manterá coerência e a mesma postura no Legislativo.

Na última segunda-feira, o líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Rogério Cafeteira (PSB), provocou o pepista.

Ele destacou a aproximação entre o PP e o Palácio dos Leões e cobrou uma mudança de postura de Wellington.

“É com muita satisfação que vejo o PP, do meu amigo deputado Wellington do Curso, serrando fileiras junto ao Governo do Estado e dando sua contribuição para que a gente possa realmente efetivar as mudanças que o Maranhão necessita. Tenho certeza que o deputado Wellington não vai fugir a esse combate e vai estar ao nosso lado trabalhando pelo bem do Maranhão”, ironizou.

Wellington não respondeu.

Queda – A articulação comandada por Flávio Dino e que resultou numa aliança com o PP para as eleições 2018, abriu uma crise interna no Partido dos Trabalhadores (PT).

Isso porque Heverton Rodrigues, indicado por André Fufuca, substituiu o petista Márcio Jardim na Secretaria de Esporte e Juventude.

Contrariado com a demissão do cargo, Jardim começou a insinuar uma candidatura ao Senado da República.

Membros da ala petista ligada à CNB criticaram a postura de submissão do partido no Executivo Estadual.

A substituição de comando na Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), na Companhia Maranhense de Gás (Gasmar) e na Secretaria de Estado da Mulher, enfraqueceu a legenda no Governo.

Saiba Mais

A mudança de comando em algumas pastas de primeiro escalão do Governo Flávio Dino (PCdoB) tem sido utilizada como uma espécie de moeda de troca do chefe do Executivo, em busca de apoio para as eleições 2018. A aproximação do PP, em troca do comando da pasta de Esporte e Lazer, traduz o novo momento de Dino junto a classe política.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.