Retorno

Roberto Rocha se filia hoje ao PSDB

Senador deixou o PSB na última semana e, nesta quarta-feira, 4, às 15h, vai assinar sua ficha de filiação para retornar ao ninho tucano após seis anos

Carla Lima/Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Roberto Rocha não somente retorna ao PSDB como terá o comando do partido no Maranhão
Roberto Rocha não somente retorna ao PSDB como terá o comando do partido no Maranhão (Roberto Rocha)

O senador Roberto Rocha vai se filiar ao PSDB daqui a pouco. O ato ocorrerá no gabinete de Rocha, em Brasília, às 15h. A filiação do senador também ocorrerá em solenidade simbólica em São Luís e Imperatriz em data ainda não definida.

Roberto Rocha retorna ao PSDB seis anos depois de deixar o partido para se filiar ao PSB e assim disputar as eleições de 2012 como aliado do projeto de poder do agora governador Flávio Dino (PCdoB).

Na época, a pretensão de Rocha era disputar a Prefeitura de São Luís, mas compôs a chapa de Edivaldo Holanda Júnior (PDT) como vice-prefeito para, em 2014, ser candidato a senador de Dino.

Em 2015, após assumir o mandato de senador, Roberto Rocha acabou rompendo a aliança com Flávio Dino. O desenrolar do jogo político acabou fazendo o senador deixar o PSB para se filiar ao PSDB, partido que ainda está na base de apoio do governo comunista no Maranhão.

Mudanças - Com a chegada de Rocha, os tucanos deverão desembarcar do governo Dino ou, então, deixar o partido.

Por enquanto, somente o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, e o deputado Marcos Caldas já declararam que deverão deixar o PSDB. Outros tucanos como Carlos Brandão, vice-governador do estado, e outros deputados como Sérgio Frota não se decidiram ainda.

Outra mudança prevista no ninho tucano no Maranhão é no comando. A direção nacional do PSDB decidiu que o novo presidente estadual será Roberto Rocha. A intenção é esperar que Carlos Brandão deixe o partido. Mas se assim não ocorrer, a direção nacional destituirá a atual composição da executiva do partido para realizar outra eleição e dá a Rocha a presidência estadual.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.