Protesto

Reintegração de posse pedida em frente ao Palácio dos Leões

176 casas do Residencial Nova Era foram invadidas; equipe do Governo recebeu manifestantes e os encaminhou para pedir ajuda em delegacia

Robert Willian Valporto/ O Estado do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35

SÃO LUÍS - Famílias contempladas por projetos sociais com casas no Residencial Nova Era, em Paço do Lumiar, protestaram na manhã de ontem, 3, em frente ao Palácio dos Leões, pedindo a reintegração das casas que foram invadidas.

As unidades residenciais foram construídas com recursos do Crédito Solidário, programa de habitação do Ministério das Cidades. Ao todo, 176 casas do residencial foram invadidas e seguem ocupadas, enquanto os verdadeiros proprietários travam uma luta na Justiça para reaver o patrimônio.

Uma decisão judicial de 19 de abril de 2013, da juíza Lívia Maria da Graça Costa Aguiar, deliberou pela reintegração de posse dos moradores que questionavam o fato de não poder usufruir de sua propriedade.

Em 28 de abril de 2016, a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) também entrou em consenso com os moradores afetados com a invasão para que as casas fossem desocupadas e devolvidas aos verdadeiros proprietários.

Já em dezembro de 2016, foi realizada uma audiência pública no local para conversa com os moradores que invadiram e se instalaram nas casas, junto com os verdadeiros donos - muitos têm até medo de ir até o local.
Mesmo com tudo isso, os invasores não desocuparam e não devolveram a casa aos seus respectivos donos, o que foi motivo para a manifestação de ontem.

Os manifestantes foram recebidos por uma equipe do Governo do Maranhão, que os encaminhou para uma sede de polícia, onde deveriam pedir auxílio para resolver o problema.

O Estado foi até o local, ontem, e detectou que muitas das casas invadidas até tiveram sua estrutura mudada. Outras unidades servem de pontos para comércio e oficinas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.