Sem explicação

Sousa Neto volta a cobrar MP sobre denúncia de funcionária fantasma da SES

Deputado entrou em representação no Ministério Público Estadual pedindo investigação contra Flávio Dino, Carlos Lula, e contra a servidora Alana Lopes

Carla Lima/Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35

O deputado Sousa Neto (Pros) voltou a cobrar posição do Ministério Público Estadual (MP) em relação a existência de uma funcionária fantasma na Secretaria Estadual de Saúde (SES). O parlamentar diz que se a representação dele, dada entrada desde o fim de do mês passado, não avançar no MP, ele buscará outras instâncias para denunciar o caso.

Em agosto, Sousa Neto denunciou que a SES mantinha como funcionária Alana Lopes, em documento encaminhado ao procurador-Geral da Justiça, Gonzaga Coelho, que desde janeiro deste ano, recebe mais de R$ 9 mil mensais sem dá expediente na secretaria.

“Em resumo, a representada Alana Valéria encontra-se atualmente nomeada no cargo em comissão de Assessor Especial Isolado, recebendo normalmente seus vencimentos de quase dez mil reais mensais, porém sem a devida contraprestação de seus efetivos serviços, sem sequer comparecer na Secretaria de Estado da Saúde, mesmo que eventualmente, tudo com a conivência do Representado Carlos Lula o de governador Flávio Dino”, ressalta Sousa Neto na representação.

Ele pede ao MP que Flávio Dino, Carlos Lula e Alana Coelho sejam acionados por improbidade administrativa e por peculato e que sejam devolvidos mais de R$ 77 mil recebidos indevidamente pela servidora.

O problema é que até o momento, a representação do deputado de oposição ainda não saiu da assessoria de despacho.

Diante da inercia do MP, Sousa Neto garante que buscará outros órgãos para que seja apurada a situação de Alana Lopes.

“Eu quero dizer que eu acredito muito no Ministério Público, mas que vou até as últimas consequências nesse caso. Nem que eu vá ao Conselho Nacional do Ministério Público, nem que eu entre no CNJ, mas esse processo não vai ter um embargo de gaveta. Não vai ter, porque já provoquei aqui, já dei chance para a ala governista, o líder do Governo”, disse o deputado.

Governo – Desde que Sousa Neto fez a denúncia na Assembleia Legislativa, os membros do governo se manifestaram somente uma vez a respeito de Alana Lopes ser “fantasma” na SES. Segundo o governador Flávio Dino (PCdoB) e o secretário estadual de Saúde, Carlos Lula, a servidora está afastada de suas funções para tratamento médico.

Sobre esse afastamento, a deputada Andrea Murad (PMDB) questionou o motivo pelo qual Alana Lopes não está recebendo pelo INSS.

“O secretário Lula admitiu que a funcionária está afastada para tratamento de saúde e disse que estava tudo regular. Quero saber se ela está afastada pelo INSS, porque esta é a forma regular. Quero saber também por que existem contracheques até este mês de agosto, o que comprova que ela recebe normalmente pela SES, sendo que desde dezembro de 2016 Alana Valéria não pisa na secretaria de saúde”, questionou a parlamentar.

Mais

Em outra denúncia, Sousa Neto diz que Alana Lopes mantém empresa de buffet e trabalha normalmente. Em uma gravação de uma suposta cliente, Alana Lopes garante que ela mesma cuida dos serviços da empresa. Essa gravação foi anexada na denúncia do parlamentar impetrada no MP.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.