Sequelas

Atendimento rápido em casos de infarto é essencial

Cirurgião explica os sintomas que indicam que alguém está enfartando e precisa de cuidados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Massagem cardíaca dá chances a infartado
Massagem cardíaca dá chances a infartado (massagem cardiaca h)

SÃO PAULO - O infarto é a interrupção do fluxo sanguíneo para o músculo do coração, causado devido ao bloqueio ou entupimento de uma artéria. Essa obstrução pode resultar em sequelas que podem ser revertidas ou não, dependendo da velocidade do atendimento.

Segundo o cirurgião cardíaco Marcelo Sobral, os músculos do coração não param de trabalhar nem por um segundo para suprir as necessidades do corpo e, mesmo em repouso, o órgão precisa bombear em média de 5 a 6 litros de sangue por minuto. Ao infartar, uma parte dessa musculatura é perdida, porém, o coração continuará a tentar suprir essa necessidade do organismo, e é nessa situação que o atendimento rápido faz toda a diferença.

“Para evitar danos maiores, o ideal é que o paciente seja atendido o quanto antes. Se o atendimento for em até 60 ou 90 minutos, boa parte da musculatura afetada durante o infarto pode ser recuperada.No entanto, caso o atendimento demore mais de 6 horas, as células perdidas já não podem mais se regenerar”, afirma o médico.

Sinais

Ainda segundo o especialista, é necessário que a população saiba como identificar os sinais do infarto e sejam capazes de prestar os primeiros socorros às vítimas enquanto esperam pela emergência.

"Os sintomas típicos do infarto no homem incluem dor no peito, como uma sensação de aperto, de forte intensidade com irradiação para o braço esquerdo e pescoço, que geralmente dura mais de 30 minutos e pode vir acompanhado de mal estar geral, náuseas e vômitos. Já as mulheres podem apresentar sinto mas atípicos como falta de ar, cansaço desproporcional ao esforço e queimação no estômago”, alerta o cirurgião cardíaco.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.