Civismo

Desfile relembra trajetória do Brasil nos 195 anos da Independência

Em 1822, o Brasil se tornou independente e para comemorar esta data, a capital promoveu na quarta-feira, o tradicional desfile de 7 de Setembro; centenas de pessoas prestigiaram o evento, que aconteceu na Av. Senador Vitorino Freire

O Estado MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36

[e-s001]Centenas de pessoas se reuniram na Avenida Senador Vitorino Freire, na manhã de ontem, 7, para prestigiar uma das principais programações da Semana da Pátria. O evento, organizado pelo 24° Batalhão de Infantaria Leve (BIL) em parceria com o Governo do Maranhão, teve por objetivo relembrar a trajetória do Brasil enquanto nação independente e em reconhecimento a isso, a população ludovicense acompanhou com muita expectativa, o desfile feito pelos membros da Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, Aeronáutica, Exército, Marinha, Integrantes de entidades e escolas militares.

De pé, em forma de reverência, a plateia que observou bem de perto todos os detalhes do evento, aplaudiu cada instante das apresentações. Antônia Maria, funcionária pública, ressaltou que é importante a presença de todos os ludovicenses em um desfile desta proporção, pois intensifica o sentimento de respeito e amor pela nação.

“Este encontro reúne todos os profissionais que trabalham duro para manter o Brasil em um patamar elevadíssimo. Crianças, jovens e adultos precisam refletir e levar em consideração que o país é nosso, é o local onde podemos encontrar refúgio e, por isso, devemos retribuir todo este acolhimento, com nossa presença”, disse.

As instituições que compuseram o evento se prepararam antecipadamente para representar a nação diante das pessoas que foram prestigiar o ato cívico. Os soldados do Exército, por exemplo, treinaram conforme a organização de seus agrupamentos e mantiveram a postura usada em desfiles anteriores a fim de encantar a todos.

[e-s001]“Cada agrupamento ou ‘tijolos’ desfila com cerca de 100 pessoas, das quais utilizam o mesmo uniforme e executam o mesmo esquema de marcha. Ainda em relação aos agrupamentos os uniformes variam de acordo com o sistema de combate; temos uniformes de camuflagem, combate, passeio, de controle de distúrbio e o uniforme verde oliva, mais conhecidos como uniformes de gala”, pontua o sargento Luís, integrante do Exército.

SAIBA MAIS

A Semana da Pátria é importante por remeter a uma data que intensifica o sentimento de devoção ao Brasil. De acordo com o Arquivo Histórico do Exército, as comemorações ao Dia da Pátria começaram no século XIX. A princípio, os primeiros desfiles aconteciam na capital do país, no Rio de Janeiro, mas posteriormente à fundação de Brasília, os eventos passaram a ganhar espaço nos municípios.

Desfile da Independência 2017

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.