Copa do Nordeste

Definidos os grupos da Copa do Nordeste 2018

Primeiro colocado no Maranhense, Sampaio Corrêa ficou no grupo D com: Ceará, Salgueiro (PE) e CSA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Sampaio caiu no grupo D junto com Ceará, Salgueiro e CSA
Sampaio caiu no grupo D junto com Ceará, Salgueiro e CSA (Sorteio Copa)

A sexta edição da Copa do Nordeste começou nesta noite, dia 6 de setembro, em São Luís, no Maranhão. O lançamento da competição e sorteio dos quatro grupos foi realizado, no auditório Alberto Abdalla, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Maranhão (Fiema), na Cohama. A solenidade contou com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marco Polo Del Nero, do representante da Conmebol no Comitê Executivo de Fifa, Fernando Sarney, de representantes dos clubes, das Federações, da CBF, patrocinadores, parceiros, jogadores, jornalistas e do ex-Camisa 10 da Seleção Brasileira e do Flamengo (RG), Zico. A Copa do Nordeste 2018 terá a maior premiação de todos os tempos.

O Sampaio Corrêa, disputou três edições da Copa do Nordeste consecutivas, caiu na chave D junto com Ceará, Salgueiro (PE) e CSA. O Cordino, jogará o torneio pela primeira vez e por ter ficado em segundo lugar no Campeonato Maranhense jogará com o Treze da Paraíba um mata-mata do “Pré-Nordestão”, nos dias 24 e 31 de janeiro de 2018, para entrar na fase de grupos, caiu no grupo A junto com Santa Cruz, CRB e Confiança (SE).

Ainda não há uma data definida pela CBF para o início da fase de grupos da Copa do Nordeste. O campeão, além do cobiçado troféu, fica com a premiação de R$ 1,55 milhão. No total, serão R$ 23 milhões distribuídos durante toda a competição.

A novidade é devida à fase preliminar criada para enxugar a competição de 20 clubes para 16 em sua fase de grupos. Com o seletivo a competição voltará a ser composta por 16 clubes, como era até 2014, antes da entrada dos representantes do Piauí e do Maranhão. O Sampaio Corrêa e o Cordino, primeiro e segundo colocados, respectivamente, no Campeonato Maranhense, representarão o Maranhão no torneio.

O critério para a definição de cada pote foi o ranking da CBF. Os clubes mais bem colocados estavam no pote 1 e assim sucessivamente, com exceção do pote 4, que foi reservado para os que estão disputando as classificatórias. Desta forma, Vitória, Bahia, Ceará e Santa Cruz foram cabeças-de-chave.

A Copa do Nordeste vai para a sexta edição consecutiva e está mais valorizada a cada ano. O interesse contínuo ampliou a Lampions League 2018, que já começou com fase classificatória. Serão 20 clubes em quatro grupos, com participação dos nove estados da Região Nordeste. Em 2015, a CBF criou também a Copa do Nordeste Sub-20. O campeão garante vaga direta nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2019.

Para o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, a Copa do Nordeste está melhor a cada anos. “É evidente que o Nordeste é um celeiro do futebol. Trata-se de um campeonato que, desde o início, estamos prestigiando. Tem sido um sucesso por vários motivos. O principal é que o torcedor aprendeu a gostar dessa competição. É fundamental que os torcedores, no estádio e pela televisão, gostem do produto, criado pela CBF. Os grandes jogos, com belos públicos, contagiam a sociedade a acompanhar e torcer”, destacou.

Zico esteve no evento a convite do canal Esporte Interativo, que é o detentor de direitos da competição e tem o Galinho, como é conhecido, como comentarista. “É uma alegria muito grande poder trabalhar na transmissão da Copa do Nordeste. Já joguei muito aqui no Nordeste e todas as vezes a casa era cheia. É impressionante como esse povo gosta de futebol. É por isso, que a cada ano a competição está melhor”, destacou.

Para o presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Antônio Américo, que lutou para incluir o Maranhão e o Piauí no mapa do Nordeste da CBF comemorou a realização do evento em São Luís. “A sucesso dessa competição é a união dos nove presidentes de federações. Enquanto ela existir, a competição vai existir”, comentou.

Durante a cerimônia de sorteio dos grupos da Copa do Nordeste 2018, a FMF realizará a entrega da premiação do campeonato maranhense. O presidente do Sampaio Corrêa, Sérgio Frota, recebeu o prêmio de campeão maranhense 2017. Ulisses, do Cordino, foi premiado como artilheiro do Estadual com 15 gols. Rodrigo Ramos do Maranhão foi eleito o melhor goleiro do Maranhense. O jogador revelação foi outro atleta do MAC, o atacante Emerson. E o melhor arbitro da disputa foi eleito Mayron Frederico dos Reis Novas.

Confira como ficaram os grupos:

Grupo A

Santa Cruz

CRB

Confiança (SE)

Treze-PB x Cordino

Grupo B

Vitória

ABC (RN)

Ferroviário (CE)

Globo (RN)

Grupo C

Bahia

Botafogo (PB)

Altos (PI)

Itabaiana (SE) ou Náutico (PE)

Grupo D

Ceará

Sampaio Corrêa

Salgueiro (PE)

CSA

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.