Curso de gastronomia

Encontro de Chefs do Maranhão é encerrado com sucesso

Evento, que aconteceu de 28 a 30 de agosto no Grand São Luís Hotel reuniu especialistas em gastronomia que desenvolveram receitas com o uso de ingredientes locais

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Chefs em ação durante demonstração no espaço Na Brasa, no Grand Hotel
Chefs em ação durante demonstração no espaço Na Brasa, no Grand Hotel (Chefs)

O Encontro de Chefs (Enchefs) do Maranhão – organizado pelo Grupo Maranhense de Artes Culinárias - foi encerrado na noite da última quarta-feira (30) com demonstrações gastronômicas e atividades que enalteceram as mudanças do hábito de se fazer receitas. O evento, aberto no dia 28 deste mês e que foi realizado no Grand São Luís Hotel, contou com as presenças de chefs reconhecimentos nacionalmente que tiveram como desafio desenvolver receitas com produtos regionais.

No fim da tarde de quarta-feira (30), no espaço Na Brasa – montado no Grand Hotel – o apresentador de TV e especialista no preparo de churrascos, Carlos Tossi, fez uma demonstração utilizando técnicas texanas (em referência ao território norte-americano) sobre como deve ser a preparação de uma costela bovina assada no chão. Para Tossi, o segredo de uma boa carne está no preparo inicial. “A partir da seleção do corte, é preciso cuidar do tempero e de que forma esta carne será acondicionada no local onde será assada”, disse.

“Esta é uma tendência da gastronomia, ou seja, o uso das técnicas mais modernas e aproveitadas nas melhores cozinhas do mundo com elementos mais simples”Carlos Tossi

O especialista informou que, para que a carne fique pronta na consistência correta – entre o corte até o resultado final – são necessárias nove horas. “Esta é uma tendência da gastronomia, ou seja, o uso das técnicas mais modernas e aproveitadas nas melhores cozinhas do mundo com elementos mais simples, como o preparo no chão”, disse.

Alunos da cursos técnicos de gastronomia acompanharam a demonstração de Tossi. “Eu sempre tive curiosidade sobre a melhor forma de se preparar uma boa carne. Creio que muitas das dicas repassadas aqui serão usadas por mim profissionalmente”, disse Carlos Martins, aluno de um dos cursos.

Outras atividades
Além da demonstração sobre o preparo de churrascos, outras atividades compuseram o Enchefs, como palestras sobre a relação entre gastronomia e turismo e formas de prevenção de doenças a partir de uma boa alimentação, além de cursos de panificação (promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Para Júnior Ayoub, organizador do Enchefs, o evento foi um sucesso. “Tivemos vários convidados que deram ainda mais brilho para esta atividade”, disse.

Segundo Ayoub, em 25 restaurantes da capital maranhense foram desenvolvidas atividades previstas na programação do Enchefs, cuja edição do ano que vem está confirmada. “Já temos nossos parceiros que se prontificaram a fazer mais uma vez este encontro da gastronomia que, a cada dia, vira referência na cidade”, afirmou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.