Saúde

Aumentam casos de problemas respiratórios durante a estiagem

Médicos alertam que não se deve ignorar a tosse, aviso de que algo não está correto; sintoma pode indicar diversos males

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Beber água também é essencial durante período de calor e estiagem
Beber água também é essencial durante período de calor e estiagem (calor)

Em São Luís, depois do período de chuvas fortes no primeiro semestre, agora é chegada a época da estiagem, em que se registram altas temperaturas. Mas a natureza se encarrega de balancear e dar uma aliviada no calorão com a presença dos ventos mais fortes do ano nos meses compreendidos de agosto a dezembro.
Nesse período, costumam surgir muitos casos de problemas respiratórios e um dos primeiros sintomas é a tosse, que não deve ser ignorada. “As tosses podem ser secas ou com secreção e ambos os casos necessitam de atenção, pois são sintomas que conta que alguma coisa não está ocorrendo bem com o nosso organismo, principalmente na parte respiratória”, afirma o otorrino Eduardo Yunes, do Hapvida Saúde. Crianças e pessoas com mais de 70 anos tendem a sofrer mais com os sintomas.
Desde uma leve gripe, passando por um problema respiratório como asma, pneumonia ou processo alérgico, até refluxo e efeitos colaterais de medicamentos. Esses são só alguns exemplos de problemas de saúde que têm como um dos principais sintomas a tosse.
“Essa época do ano, em que temos mais ventos, tende a gerar uma tosse mais específica relacionada à parte alérgica. Isso porque os ventos trazem mais poeira. É comum que as pessoas sentirem a garganta coçando, irritando, tendo mais pigarro”, afirma.

Atitude
O especialista explica que primeira atitude do paciente deve ser evitar a automedicação. “Se começar a tossir, é importante identificar o que está acontecendo. Se for um quadro que esteja incomodando muito, que não dá para esperar pelo atendimento médico habitual, é importante procurar a emergência”, completa.
Na emergência, um clínico geral pode fazer esse primeiro atendimento. Após o alívio do incômodo, três especialidades podem fazer o acompanhamento do caso e identificar a causa da tosse: o otorrinolaringologista, o pneumologista ou o alergista.
A automedicação é um perigo, pois remédios que aliviam o incômodo do sintoma podem esconder doenças sérias e que podem levar a complicações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.