Leilão

Reunião na próxima semana discutirá possível privatização do aeroporto de São Luís

Ministério dos Transportes realizará nova rodada de leilões de concessões de aeroportos no próximo dia 23

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Aeroporto Hugo da Cunha Machado entará na rodada de leilão
Aeroporto Hugo da Cunha Machado entará na rodada de leilão (AEROPORTO SÃO LUIS NOVA )

São Luís - A próxima reunião do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), marcada para o dia 23 de agosto, deve discutir, no âmbito do setor aeroportuário, a venda da fatia da Infraero nos aeroportos já privatizados - Brasília, Guarulhos (SP), Confins e Galeão, além da nova rodada de leilões de concessões de aeroportos, que inclui o terminal de São Luís, o Aeroporto Hugo da Cunha Machado.

Conforme já circulou no mercado, o próximo leilão de aeroportos deve incluir lotes de aeroportos no Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. Eles vão reunir, num mesmo pacote, terminais rentáveis e outros deficitários, num modelo apelidado de "filé com osso". Essas concessões devem somar uma outorga da ordem de R$ 4 bilhões, numa estimativa preliminar. Ao todo, 19 aeroportos do país devem passar por este leilão.

No bloco Nordeste, por exemplo, o principal aeroporto é o de Recife. Em troca do direito de opera-lo, portanto, o grupo interessado também teria que administrar o de João Pessoa, que é deficitário. Esse formato é totalmente diferente do adotado pelo governo nos leilões anteriores, que entregaram à iniciativa privada os mais lucrativos aeroportos do país.

O Aeroporto Internacional de São Luís - Marechal Hugo da Cunha Machado (IATA: SLZ, ICAO: SBSL), também conhecido como Aeroporto do Tirirical, serve a capital maranhense. Opera regularmente voos regionais e nacionais, e tem capacidade para receber aviões de médio porte como Airbus A320 e Boeing 737.

Atualmente, o aeroporto dispõe de uma área comercial, com restaurante, lanchonetes, sorveteria, agência de viagens, loja de artesanato, bancos, correios, locadoras de veículos, etc. A infraestrutura é composta por um terminal de passageiros climatizado com 8.100m², estacionamento para 400 vagas, salas de embarque e desembarque, escadas rolantes, elevadores, pontes de embarque, duas pistas de pouso e descolagem - a maior delas medindo 2386m x 45m dotada de ILS Cat 1 (voo instrumento), que permite atender as mais diversas situações de pouso e decolagem com relevante segurança operacional.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.