Palestras

Projeto de combate à corrupção vai a escolas

"Combate à corrupção, capacitando o cidadão" tem o objetivo de orientar o cidadão sobre como fiscalizar o uso correto do dinheiro público no município

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Palestra ministrada em escola em Itapecuru-Mirim; cerca de 400 alunos participaram das dicussões
Palestra ministrada em escola em Itapecuru-Mirim; cerca de 400 alunos participaram das dicussões (palestra)

ITAPECURU-MIRIM - Nesta segunda-feira, 7, foi realizada em Itapecuru-Mirim mais uma etapa do projeto "Combate à corrupção, capacitando o cidadão". Com a iniciativa, cerca de 400 alunos dos turnos matutino e vespertino da escola Mariana Luz participaram da palestra “Semeando o amanhã, tratando de corrupção nas escolas”, proferida pela promotora de Justiça Flávia Valéria Nava Silva, da 1ª da Comarca de Itapecuru-Mirim, e pela juíza Laysa Martins Mendes, titular da 1ª Vara.

Idealizado pelo Ministério Público do Maranhão, o projeto "Combate à corrupção, capacitando o cidadão" tem o objetivo de orientar o cidadão, incluindo os estudantes, sobre como fiscalizar o uso correto do dinheiro público no seu município e como denunciar as irregularidades de que tomar conhecimento.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Itapecuru-Mirim, foram escolhidas três escolas para trabalhar o tema da corrupção. A última palestra acontecerá hoje. Como etapa preparatória do projeto, a promotora Flávia Nava reuniu-se com professores das escolas para a discussão da metodologia. “A ideia é estimular nos alunos o pensamento crítico, preparando-os para o exercício pleno da cidadania”, informou.

Além dos estudantes, outros segmentos da população também já foram contemplados pelo projeto. No último dia 2, o auditor de contas Fábio Alex de Melo, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), proferiu a palestra sobre “Diálogo de Cidadania: o papel do controlador social”, destinada a representantes do Executivo e Legislativo, conselheiros municipais e líderes das comunidades Santa Rosa, Canta Galo e Oiteiro dos Nogueiras, além de populares.

No dia 3, Flávia Gonzalez Leite e Jairo Cavalcanti Vieira, que são procuradores do Ministério Público de Contas do Maranhão, discorreram para os vereadores do município sobre a adequada fiscalização da prestação de contas e do orçamento municipal. Intitulado “Diálogo com a Câmara: prestação de contas e execução orçamentária, o papel da Câmara de Vereadores”, o evento também buscou orientar o cidadão sobre o seu papel na fiscalização da correta aplicação dos recursos públicos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.