Perigo

Capela de São Pedro tem mais problemas

Desde o desmoronamento de parte do muro, não houve mais nenhuma intervenção; com isso, rachaduras estão surgindo em outras partes do templo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Após desmoronamento no muro, rachaduras começaram a aparecer
Após desmoronamento no muro, rachaduras começaram a aparecer (Capela rachada)

SÃO LUÍS - Desde o dia 23 de julho, quando parte do muro da Capela de São Pedro, localizada no bairro da Madre Deus, em São Luís, desmoronou, apenas a área foi isolada e nada mais foi feito para recuperá-lo. Como consequência da falta de manutenção, outros problemas estão surgindo no templo religioso, causando a preocupação dos fiéis.

Na manhã de ontem, a comunidade da Madre Deus se mobilizou durante um ato público para chamar atenção das autoridades competentes a respeito dos problemas existentes na capela. Eles pedem que as intervenções sejam feitas o mais breve possível, para evitar novos problemas no espaço.

Preocupação
Esses problemas dizem respeito às rachaduras que estão surgindo no local por causa das infiltrações. Na escadaria localizada em frente ao templo uma rachadura já está comprometendo a estrutura de alguns degraus. O mesmo problema pode ser observado em algumas paredes internas da capela.

Por enquanto, as atividades dentro da capela continuam sendo realizadas normalmente como as duas missas matutinas realizadas às quintas-feiras e aos domingos e os encontros dos grupos, que acontecem no período da noite. Contudo, os problemas do templo cada vez mais preocupam os frequentadores e a possibilidade da suspensão das atividades dentro do espaço até a sua resolução começa a ser discutida.

De acordo com as análises preliminares, as raízes das árvores mortas que se localizam na parte superior da estrutura que desabou e as infiltrações teriam sido responsáveis pelo acidente. Se a situação não for corrigida o quanto antes, a erosão formada pode causar problemas ainda maiores para a estrutura da capela.

Após o acidente, o Corpo de Bombeiros esteve no local e isolou a área com uma fita para evitar a aproximação. Desde então, nada mais foi realizado no local. Ainda ontem parte do entulho desprendido do muro de contenção no dia do acidente continuava espalhada pela escadaria.

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Sinfra) informou que está concluindo estudos sobre o solo na Capela de São Pedro. Tão logo esta fase seja concluída, será elaborado projeto de reforço do muro de contenção da localidade, evitando, assim, novos desabamentos que comprometem a estrutura do local e a segurança das pessoas.

SAIBA MAIS

A Capela de São Pedro é um dos pontos turísticos da cidade e tem o seu momento de maior visitação no dia 29 de junho, durante o tradicional encontro de grupos de bumba-boi no espaço. Anualmente, o templo passa por vistoria do Corpo de Bombeiro, feita pela Diretoria de Atividades Técnicas (DAT), para verificar se ela tem condições, em termos de segurança, para receber os brincantes no próximo festejo de junho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.