Incremento

HU-UFMA adquire equipamento de última geração para neurocirurgia

Microscópio pentero 800 da Zeiss é único no Maranhão; primeiro uso foi em microcirurgia vascular intracraniana em paciente do sexo feminino

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Equipe conduzida pelo neurocirurgião Alan Hass utiliza o microscópio pentero 800, da marca alemã Zeiss
Equipe conduzida pelo neurocirurgião Alan Hass utiliza o microscópio pentero 800, da marca alemã Zeiss (HU-UFMA miscroscopio)

O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), adquiriu recentemente um microscópio pentero 800, da marca alemã Zeiss, de última geração, a ser utilizado em neurocirurgias. O equipamento reforçará a assistência prestada na instituição e é o único no estado do Maranhão.

Na última quinta-feira, 27, ele foi utilizado pela primeira vez numa microcirurgia vascular intracraniana em uma paciente do sexo feminino, conduzido pelo neurocirurgião Alan Hass e sua equipe. De acordo com o médico, o novo equipamento possuiu luz e visualização mais eficazes, o que possibilita melhor condução do procedimento com menos riscos, graças à qualidade da imagem, a definição e a fidelidade alta da cor.

Hass acrescenta que cirurgias profundas, a exemplo de aneurismas da circulação posterior ou malformação arteriovenosa (umas das patologias mais difíceis de operar) ganharão um grande reforço com a utilização desse microscópio.

O hospital investiu R$ 705 mil para a compra do equipamento com recursos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

A superintendente do UH-UFMA, Joyce Santos Lages, ressaltou o empenho da gestão em investir no parque tecnológico do hospital, reforçando um dos seus principais objetivos: “Oferecer um atendimento de excelência para a população que utiliza o Sistema Único de Saúde”.


Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

NÚMEROS

R$ 705 mil é o valor do investimento do hospital para a compra do equipamento, com recursos da Ebserh

39 hospitais universitários federais são administrados atualmente pela Ebserh

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.