Saúde bucal

Em busca do sorriso perfeito

Brasil é o 2º país que mais investe em estética dental; confira os tratamentos mais procurados; especialista fala sobre técnicas que estão em alta

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37

BRASÍLIA - No tempo das selfies, manter o sorriso harmônico com o rosto tem se tornado uma preocupação do brasileiro que é vaidoso e atento às novidades do mercado.

A busca pelo “sorriso de artista” e a procura por clínicas especializadas em estética dental movimenta os consultórios odontológicos por todo país.

Segundo uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (Sboe), o Brasil é o segundo país que mais investe na odontologia estética no mundo.

Confira a seguir tratamentos de estética dental para dar um up no sorriso:

Clareamento
O clareamento é um procedimento realizado por meio das aplicações de ácidos que removem os pigmentos impregnados na estrutura dentária, deixando-os com o aspecto mais branco. Ele pode ser realizado de duas maneiras. Quando feito em casa, é confeccionada uma placa individualizada para o paciente dispensar o produto e realizar a auto aplicação. Já quando realizado no consultório, o paciente passa por consultas sequenciais com a aplicação de um ácido com duração de aproximadamente 45 min. Para potencializar o resultado, as duas maneiras também podem ser usadas associadas, desde que sob orientação profissional.
Antes de optar pelo clareamento, é preciso observar pontos que podem comprometer os resultados, como afirma Heloísa Crisóstomo, presidente da Associação Brasileira de Odontologia-DF (ABO/DF). “Para realizar o procedimento, é necessário avaliar a estrutura dentária. Saúde bucal precária, cáries e infecções devem ser tratadas antes de começar o clareamento”, explica.
Vale lembrar que durante o processo é necessário ter cuidado com a alimentação e evitar ingerir produtos que possuem corantes, bebidas ácidas e, além disso, não fumar.
A duração do tratamento depende da técnica empregada. Cabe ao cirurgião-dentista avaliar qual método, ou o método associado, que está mais indicado para cada paciente.

Facetas
A faceta é um procedimento que recobre a superfície dentária aparente. Ou seja, funciona como uma "capa" de porcelana, que é aplicada para melhorar cor, tamanho, posicionamento ou formato dos dentes. Essa evolução da odontologia cosmética caiu nas graças de estrelas como Zac Efron, Lindsay Lohan e Demi Moore.
Na consulta inicial, será avaliada a indicação do procedimento. A partir da necessidade estética do paciente, elabora-se o plano de tratamento ideal para o caso.
Normalmente, é uma técnica indolor pois trabalha na superfície do dente chamada de esmalte.
O paciente é orientado a evitar alimentos que exijam maior esforço mastigatório . O valor do procedimento normalmente depende do grau de dificuldade e da quantidade de dentes envolvidos.

Lentes de contato
Dados registrados pela Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE) indicam um crescimento de 300% na busca por esse procedimento entre os anos de 2014 e 2015, na Região Sudeste. As lentes de contato são ultrafinas lâminas de porcelana que são colocadas sobre o dente para melhorar cor, tamanho e forma. O tempo de duração do procedimento varia de acordo com cada caso. Em geral, quatro consultas são necessárias para finalizar o processo. Normalmente, esta intervenção não resulta em sensibilidade, pois o desgaste é mínimo ou nenhum.
“O valor do investimento não é baixo, mas vale pela durabilidade e resultados incríveis que este procedimento proporciona”, enfatiza a dentista Heloísa.

Limpeza bucal
Para deixar o sorriso em dia, além dos cuidados em casa, é importante fazer a limpeza no consultório. O procedimento garante a remoção de sujeiras que o paciente não consegue retirar sozinho, como a retirada das placas bacterianas e tártaro.
“Pacientes que tem doenças periodontais, como a gengivite, e acumulam cálculos com maior frequência, deve manter um intervalo entre as consultas ainda menor. Já os pacientes que controlam bem a escovação, podem ter intervalos maiores”, explica a profissional.

Cuidados diários
Os cuidados do dia a dia também são fatores importantes na manutenção do sorriso bonito. “O mais importante é a escovação adequada e o uso do fio dental para manter a saúde gengival e dentária”, diz a especialista.
Cuidado com a dieta! Alimentos ácidos devem ser evitados para não desgastar a estrutura dentária e excesso de corante pode deixar o dente escuro e pigmentado, principalmente vinho tinto, café e tabaco. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.